Acne
Tudo sobre:
A acne é uma doença de pele comum nos felinos. Acomete principalmente a região do queixo, lábio inferior e focinho (em cães). Nos gatos, apresenta-se inicialmente como pontos pretos (comedões), por isso, os tutores costumam se queixar que o animal está com o “queixo sujo”. Nos casos crônicos, podem se desenvolver cistos e cicatrizes.
Em felinos, não há predisposição racial e sexual, acomete adultos e idosos, sendo incomum em animais jovens. De outro modo, em cães, a acne surge na puberdade, possivelmente por envolvimento hormonal e possui predisposição racial, como relatado nas seguintes raças: Boxer, Buldogue, Weimaraner e Dobermann.
Nos felinos, a causa da doença ainda não é bem esclarecida, acredita-se que seja um distúrbio na queratinização folicular, decorrente de predisposição multifatorial: alteração do ciclo de crescimento do pelo, hábito pobre de higienização, estresse, produção sebácea anormal (substância oleosa para lubrificar e impermeabilizar a pele e os pelos), imunossupressão e infecção viral crônica concorrente.
A acne canina é caracterizada por foliculite (inflamação do folículo piloso) e furunculose (rompimento do folículo piloso), como consequência de uma obstrução do folículo piloso, por material queratinoso ou sebáceo, ou uma infecção, que resultam no rompimento do folículo.
A acne felina está associada aos cuidados inadequados ou à falta de cuidado do felino. Já a acne canina, está relacionada à inflamação dos pelos curtos do queixo resultante de abrasões diárias provocadas quando o cão se esfrega em superfícies. A acne também ser secundária a patologias como demodicose, dermatofitose, malasseziose ou granuloma eosinofílico, em cães também pode ser consequência de doenças autoimunes, metabólicas e neoplásicas.
O diagnóstico será baseado nos sinais clínicos e exames complementares, para exclusão de outras patologias como demodicose, malasseziose, dermatofitose e atopia. Geralmente, o tratamento tópico é suficiente, mas em casos mais graves pode ser necessária terapia sistêmica.
-Não se aplica
Recomendamos levar o seu pet a um médico veterinário para um diagnóstico preciso