Artrite reumatóide canina
Tudo sobre:
A artrite reumatóide é uma doença crônica sistêmica autoimune, ou seja, o próprio sistema imunológico do animal produz anticorpos (células de defesa) que atacam as diversas articulações do corpo. É uma doença que também acomete os humanos e tem um diagnóstico difícil nos cães. O organismo ataca estruturas/ moléculas próprias da composição das articulações e isso leva a uma inflamação persistente generalizada, a poliartrite. O antígeno, ou seja, componente visto como perigoso para o sistema imune, é uma imunoglobulina (proteína) modificada chamada de fator reumatóide, vista como um corpo estranho a ser combatido pelo sistema de defesa. Embora sua causa seja desconhecida, a influência do fator genético no surgimento da doença já está comprovado.
Ocorrem deformidades e destruição da articulação, com erosão dos ossos e cartilagens, levando a lesões irreversíveis. Trata-se de uma afecção que reduz significativamente a qualidade de vida dos cães acometidos, pois a artrite reumatóide canina é muito dolorosa, principalmente pela sua característica erosiva, sendo um problema relativamente incomum, embora seja o tipo de artrite mais comum na medicina veterinária. Não há predisposição de raças e normalmente acomete animais adultos. A articulação mais acometida é a do carpo (punho) e a ocorrência é sempre bilateral. É preciso diferenciar a artrite reumatóide de outras doenças com curso semelhante como outras artrites e lúpus eritematoso sistêmico.
- Devido à influência genética, há um componente hereditário, ou seja, os genes causadores são transmitidos para os filhos pelos pais portadores.
Recomendamos levar o seu pet a um médico veterinário para um diagnóstico preciso