Início >

Atrofia Progressiva da Retina

Tudo sobre:

ATROFIA PROGRESSIVA DA RETINA

A retina é uma estrutura localizada na parte posterior do globo ocular, no fundo do olho, na qual encontram-se diversos neurônios que são responsáveis pela formação da imagem através da captação da luz e transmissão da informação ao cérebro, chamados de fotorreceptores, como os cones e bastonetes. 

A atrofia progressiva da retina trata-se da degeneração dos fotorreceptores, de maneira progressiva, comprometendo a visão do animal e levando à cegueira.

A atrofia ocorre por falha de origem genética dos fotorreceptores e apresenta caráter hereditário e bilateral, ou seja, é uma doença passada de pais para filhos e acomete os dois olhos. Inicialmente observa-se a degeneração dos bastonetes com consequente perda da visão noturna, que pode não ser perceptível ao(à) tutor(a) e, com a evolução do caso, o animal vai perdendo também a visão diurna. 

É raramente observada em felinos na rotina clínica, sendo mais frequente em cães de todas as raças, apesar de algumas serem mais propensas como Poodle, Cocker Spaniel, Labrador Retriever, Husky Siberiano, Pinscher, Yorkshire, entre outras.

A atrofia progressiva da retina não apresenta cura e, infelizmente, o quadro evolui até a cegueira total do animal. O início da sua manifestação é muito discreto e difícil de se perceber, uma vez que o animal vai perdendo aos poucos a visão noturna, e há alteração em seu comportamento em locais com pouca luminosidade. Não há um tempo específico para a perda total da visão, variando de animal para animal. Também não existe predileção sexual e, geralmente, o quadro inicia-se até os cinco anos de vida.

Dúvidas frequentes

Transmissão

- Hereditária (não infecciosa)


Manifestações clínicas


Diagnóstico


Tratamento


Prevenção


Referências Bibliográficas


Recomendamos levar o seu pet a um médico veterinário para um diagnóstico preciso

Health Plan Banner