Colapso de Traqueia
Tudo sobre:
A traqueia faz parte do sistema respiratório e é composta por 42 a 46 anéis cartilaginosos em formato de ferraduras interligadas por uma membrana feita de substâncias como glicosaminoglicanos, glicoproteínas e condroitina, originando um “tubo” responsável pela filtragem e passagem do ar inalado e expirado. Ainda não se sabe ao certo o que ocasiona o colapso de traqueia, mas as hipóteses giram em torno de causas primárias (fatores genéticos) e secundárias (nutricionais, alérgenos, deficiência neurológica, regurgitação mitral, doenças das vias aéreas e degeneração da matriz cartilaginosa, obesidade). Sabe-se, contudo que se trata de uma afecção progressiva e degenerativa, caracterizada pelo achatamento dorsoventral ou laterolateral dos anéis traqueais.
Sua classificação varia de acordo com o grau de alteração morfológica dos anéis, o grau I é designado aos animais com redução de aproximadamente 25% do lúmen, grau II de cerca de 50%, III ao redor de 75% e IV com mais de 75% de redução do espaço.
Doença de grande importância na rotina veterinária de cães, sendo mais frequente em animais de meia idade a idosos, de raças miniaturas, toys ou braquicefálicos.
A traqueobroncoscopia é um dos exames recomendados para avaliação de possíveis lesões ocasionadas pelo colapso (crônico) e possibilita a coleta de material para descartar outros prováveis diagnósticos. Requer anestesia do paciente.
- Hereditária (forma genética)
Recomendamos levar o seu pet a um médico veterinário para um diagnóstico preciso