Início >

Defeito do septo ventricular

Tudo sobre:

DEFEITO DO SEPTO VENTRICULAR

Trata-se de uma doença cardíaca congênita considerada incomum em pequenos animais, na qual ocorre falha durante o fechamento do septo ventricular que separa os ventrículos direito e esquerdo (câmaras do coração). No período fetal, há comunicação entre as câmaras do coração para circulação de sangue oxigenado através do cordão umbilical, chegando aos tecidos do corpo fetal, já que a respiração pulmonar ainda não é realizada durante esta etapa. Porém, após o nascimento, as comunicações devem ser fechadas para que não ocorra mistura do sangue oxigenado com o desoxigenado.

A causa primária desta má-formação durante a fase de embrião ainda não está bem esclarecida. Como consequência, esta comunicação entre ventrículos permite que ocorra mistura entre sangue que irriga o pulmão e sangue que circula o restante do corpo.

É descrito como pouco frequente em cães, possuindo maior prevalência em gatos. É relatada prevalência de 15% dentre as doenças cardíacas congênitas nesta espécie, não havendo predisposição racial. Há literaturas que relatam ser mais comumente encontrada em cães de pequeno porte, ressaltando as raças Yorkshire, Poodle e Terrier Brasileiro. Em cães da raça English Springer Spaniel foi descrito que a referida anomalia possui padrão hereditário.

Neste distúrbio, é mais comum ter desvio de sangue do lado esquerdo para o lado direito do coração, devido à maior pressão do ventrículo esquerdo. Assim, o sangue é evadido do ventrículo esquerdo para a circulação do pulmão e retorna ao ventrículo esquerdo pelas veias pulmonares, levando à sobrecarga do mesmo.

Pode ocorrer aumento da pressão dos vasos sanguíneos do pulmão (o que pode provocar formação de edema pulmonar, no qual há acúmulo de líquido neste órgão) e insuficiência cardíaca congestiva (ICC).

Pode se apresentar isolada ou acompanhada de outras doenças cardíacas.

Dúvidas frequentes

Transmissão

- Hereditária na raça English Springer Spaniel

- Congênita


Manifestações clínicas


Diagnóstico


Tratamento


Prevenção


Referências Bibliográficas


Recomendamos levar o seu pet a um médico veterinário para um diagnóstico preciso

Health Plan Banner