Início >

Deficiência de Zinco

Tudo sobre:

DEFICIÊNCIA DE ZINCO

O Zinco é um mineral que se encontra em todos os tecidos orgânicos e exerce função indispensável no metabolismo de diversos compostos, como o de lipídeos e proteínas, sendo sua deficiência relacionada a diversos distúrbios metabólicos, principalmente o quadro dermatológico conhecido por Dermatose Responsiva ao Zinco. É classificado como um micromineral, pois apresenta quantidades reduzidas no organismo, expressas em Miligramas/Quilo de peso vivo ou em partes por milhão (ppm). Fazem parte da mesma classificação o Cobre, Cobalto e Selênio. 

Por fazer parte de diversas enzimas metabólicas, o Zinco participa do metabolismo de ácidos graxos, carboidratos e proteínas, além de atuar nos processos de diferenciação e multiplicação celular. Faz parte do processo da síntese de colágeno e cicatrização, está envolvido na maturação sexual e espermiogênese, armazenamento e secreção de hormônios, regulação do sistema imunológico e de processos inflamatórios, entre diversas outras funções essenciais ao organismo.

O Zinco é absorvido principalmente no intestino delgado e seu excesso ou carência estão relacionados a uma má formulação da dieta, nutrição insuficiente, armazenamento incorreto da ração e, também, à doenças e fatores genéticos que dificultem ou impossibilitem a correta absorção dos minerais e outros componentes da alimentação. Atualmente a deficiência de Zinco e outros minerais têm sido raramente diagnosticadas na rotina clínica, uma vez que as rações disponíveis estão mais completas e balanceadas nutricionalmente. 

As exigências de Zinco variam de acordo com a idade, espécie e outros fatores. Filhotes e fêmeas gestantes necessitam de uma melhor suplementação dietética em relação aos adultos e animais que não se encontram em fase reprodutiva. Fatores genéticos que comprometem o metabolismo e a absorção deste mineral são relatados em cães das raças Husky Siberiano, Dobermann Pinscher e Bull Terrier. Nesta última, há a ocorrência da acrodermatite letal, caracterizada por alteração genética hereditária que causa sinais sistêmicos e cutâneos graves, não responsivos à suplementação.

Dúvidas frequentes

Transmissão

-Não se aplica

Manifestações clínicas


Diagnóstico


Tratamento


Prevenção


Referências Bibliográficas


Recomendamos levar o seu pet a um médico veterinário para um diagnóstico preciso

Health Plan Banner