Degenerações e Infiltrações da Córnea
Tudo sobre:
Degenerações e infiltrações da córnea são alterações causadas pelo acúmulo anormal de substâncias nas células corneanas devido principalmente a alterações metabólicas adquiridas. Com o acúmulo ou infiltrações dessas substâncias, a córnea perde a transparência gerando déficits de visão. Essas infiltrações podem ser uni ou bilaterais e devem ser distinguidas das distrofias de córnea, que têm caráter genético e estão relacionadas a distúrbios enzimáticos.
As degenerações corneanas podem ser secundárias a processos inflamatórios e as substâncias mais comumente depositadas nas córneas são o cálcio e lipídeos, sendo denominadas, respectivamente, degeneração calcária (ou cálcica) e lipidose corneana (ou degeneração lipídica). A patologia é mais prevalente em cães do que em gatos, sendo nestes mais comuns os relatos de degeneração lipídica. Cães de meia idade a senis são mais predispostos e estudos demonstram que fêmeas castradas e da raça Golden Retriever podem ser as mais afetadas.
Quanto ao aspecto, as degenerações e infiltrações lipídicas apresentam-se como massas branco-acinzentadas e podem estar relacionadas a cicatrizes de úlceras e a distúrbios metabólicos como o hipotireoidismo, hipercolesterolemia, além de diabetes mellitus, porém muitas vezes aparecem espontaneamente. Já as degenerações calcárias, menos comuns, aparecem como manchas que reduzem parcial ou totalmente a transparência da córnea e podem ser resultantes da hipervitaminose D, ocorrerem em casos de hipercalcemia devido ao hiperparatireoidismo ou hiperadrenocorticismo, ou quando há outras doenças oculares como inflamações crônicas, ceratoconjuntivites, glaucoma e phthisis bulbi. Algumas vezes as infiltrações de lipídeos e de cálcio podem estar associadas.
-Não se aplica
Recomendamos levar o seu pet a um médico veterinário para um diagnóstico preciso