Início >

Dermatite alérgica à picada de pulga

Tudo sobre:

DERMATITE ALÉRGICA À PICADA DE PULGA

A dermatite alérgica à picada de pulga (DAPP) é uma doença dermatológica comum que acomete cães e gatos. É uma reação do organismo à saliva da pulga, que é injetada na pele do animal após a picada do ectoparasita. Essa saliva contém substâncias que vão desencadear uma reação de hipersensibilidade que cursa com muita coceira. Se a doença não é controlada, as lesões de pele podem evoluir para problemas mais graves como perda de pelo, dermatite bacteriana secundária, feridas etc.

Algumas regiões do corpo são mais acometidas pelas manifestações da doença: cauda, região lombar dorsal, pescoço, axilas e virilha. A coceira pode ser branda ou muito intensa e o ato de coçar vai culminar com lesões secundárias, como ferimentos. 

Os animais passam a apresentar os sinais a partir dos seis meses de idade e, na ausência das pulgas, as lesões tendem a desaparecer, assim como a coceira. Se a presença da pulga persiste, as lesões vão se tornando crônicas e mais difíceis de resolver, como escurecimento e endurecimento da pele. 

Nos gatos, a manifestação da DAPP se dá pela presença de vários pontos de lesão na região afetada.

Dúvidas frequentes

Transmissão

-Não se aplica


Manifestações clínicas


Diagnóstico


Tratamento


Prevenção


Referências Bibliográficas


Recomendamos levar o seu pet a um médico veterinário para um diagnóstico preciso

Health Plan Banner