Dermatite Atópica
Tudo sobre:
A dermatite atópica ou atopia, também conhecida como alergia atópica, é uma doença que faz com que o sistema imunológico do animal responda de forma exagerada a determinados agentes (alérgenos), causadores de hipersensibilidade, uma espécie de resposta imune exagerada. Pets em geral podem ter alergia à picada de pulga e outros ectoparasitas, como os carrapatos, ou à componentes alimentares (alergia alimentar), mas a atopia é diferente: a hipersensibilidade acontece frente a uma série de partículas praticamente impossíveis de eliminar do ambiente, como pólen, fungos e ácaros, sendo uma doença possível de controlar, mas sem cura.
Os cães e gatos atópicos costumam apresentar os sintomas sazonais, ou seja, é comum que em determinadas épocas do ano o quadro piore, sendo mais frequentemente relatados na primavera. Se o gato ou cachorro com dermatite atópica não for acompanhado e receber terapia controle, as crises podem ser mais longas e prejudiciais ao animal.
A dermatite atópica costuma surgir com mais frequência em pets jovens (entre um e três anos de idade), de ambos os sexos e algumas raças são geneticamente mais predispostas do que outras, como os cães Maltês, Setter, Pastor Alemão, Shar Pei, Buldogue, Shih Tzu, Lhasa Apso e os Terriers e os gatos Abissínios e Persas. O componente genético da doença é tido como a principal causa do seu aparecimento, sendo que a dermatite atópica do shih tzu é uma das mais relatadas na medicina veterinária.
A coceira intensa é o principal problema deste quadro alérgico e o grande gerador dos demais problemas apresentados tanto pelos gatos quanto pelos cachorros atópicos, pois a partir desse estímulo ocorrem lesões na pele e diversas consequências como infecções secundárias e alteração da composição da epiderme (camada externa da pele). Normalmente esses pets vão apresentar problemas além da pele, como infecções de ouvido e úlceras de córnea.
Recomendamos levar o seu pet a um médico veterinário para um diagnóstico preciso