Dermatite por Lambedura
Tudo sobre:
A dermatite por lambedura, também chamada de granuloma de lambedura, é reflexo do ato compulsivo e repetido do animal em lamber seus membros, geralmente anteriores, podendo acometer a região dorsal do carpo e metacarpo (“mãos”), tarso e/ ou metatarso (“Pés”). Tal ato leva à ausência de pelos na região, lesões/ feridas e úlceras.
A causa é idiopática, ou seja, não se conhece ao certo o que desencadeia esta atividade compulsiva, mas sabe-se que que está relacionada ao comportamento do animal no que diz respeito à ansiedade e estresse. Pode acometer qualquer animal independentemente de sexo, raça ou idade, sendo mais frequente em cães e rara em gatos. Alguns estudos de caso mostram certa prevalência em cães adultos, das raças
Dobermann, Labrador Retriever, Golden Retriever, Border Collie, Boxer e Pastor Alemão.
. Tais raças são caracterizadas por comportamento ativo e hiperatividade, podendo ter relação com a casuística da dermatite por lambedura.
Diversas são as causas de estresse e ansiedade nos animais, sendo as principais: solidão, falta de atividades, confinamento, introdução de novos animais no mesmo ambiente, separação de outro animal ou dos filhotes, entre outras. O estresse gera a liberação de substâncias endógenas como a endorfina que, ao mesmo tempo que promove uma sensação de euforia, também causa certa anestesia no animal, como ocorre nos humanos. Sendo assim, o animal se lambe compulsivamente pela euforia acumulada, ao mesmo tempo que não sente dor no local.
A dermatite por lambedura tem início de duas formas, sendo a primeira ocasionada pelo ato constante de lamber uma ferida pré-existente, e a segunda pelo surgimento de uma lesão pela própria lambedura compulsiva.
Recomendamos levar o seu pet a um médico veterinário para um diagnóstico preciso