Dermatofilose / Dermatofitose
Tudo sobre:
A dermatofilose e dermatofitose são doenças causadas por microrganismos que acometem tecidos corneificados/ queratinizados, como a epiderme (camada mais externa da pele), os pelos e unhas, causando lesões em cães, gatos, bovinos, equinos e humanos.
A dermatofilose é uma doença bacteriana que tem como agente o Dermatophilus congolensise, responsável por uma dermatite altamente exsudativa (lesão muito úmida), e a dermatofitose, conhecida popularmente como “tinha”, que é uma micose causada por fungos dermatófitos do gênero Microsporum e Trychophyton. Ambas são contagiosas e com potencial zoonótico, embora os humanos acometidos frequentemente precisem apresentar um quadro de imunossupressão para que a doença se manifeste.
Animais mais susceptíveis a estas infecções de pele são aqueles com baixa imunidade, perda da barreira protetora cutânea e umidade prolongada na pele, especialmente filhotes e pacientes com outras doenças subjacentes (FIV e FELV em felinos e leishmaniose em cães, por exemplo). Por serem consideradas infecções oportunistas, normalmente estão correlacionadas, uma vez que os dermatófitos contribuem na formação de um ambiente úmido propício para a infecção pelo D. congolensis.
A identificação e diferenciação destes dois tipos de infecção é fundamental para o tratamento e controle, principalmente em ambientes com maior aglomeração de animais, como canis e gatis.
A dermatofitose é mais comum nos gatos, principalmente em Persas, não havendo predisposição por sexo e, em cães, a raça Yorkshire Terrier é a mais predisposta. A espécie mais comumente encontrada causando a doença é o Microsporum canis.
-Contato direto
Recomendamos levar o seu pet a um médico veterinário para um diagnóstico preciso