Distrofias da Córnea
Tudo sobre:
A córnea é a camada protetora transparente que recobre os olhos. Como se fosse uma lente, ela permite a passagem da luz de modo focal através da pupila.
Distrofias da córnea são alterações que ocorrem nessa camada transparente, ocasionando a opacidade do tecido da córnea, sendo na maioria das vezes distribuída simetricamente em ambos os olhos. As distrofias não apresentam ligação com outras doenças sistêmicas ou oculares e são classificadas em três grupos de acordo com o tipo celular a qual está ligada. Podem ser epiteliais, estromais ou endoteliais.
São condições hereditárias e apresentam conexão com diversas raças de cães domésticos. De acordo com sua classificação, a doença do tipo epitelial afeta cães Pastores de Shetland, os quais apresentam desenvolvimento gradativo e lento a partir dos seis meses de idade. As distrofias estromais afetam cães jovens de diversas raças como Cocker Spaniel, Beagle, Bichon Frisé, Cavalier King Charles Spaniel, Pastor Alemão, Lhasa apso, Mastiff, Pinscher, Bearded Collie, Samoieda, Husky siberiano, Airedale terrier e Malamute do Alasca. Nas distrofias do tipo endotelial, os animais acometidos apresentam idade mais avançada e em geral é mais observado em fêmeas das raças Chihuahua e Boston Terrier.
Gatos também podem ser afetados pela distrofia endotelial, apesar de serem raros os casos.
O acometimento da córnea pode ser progressivo, ou seja, desenvolve-se com o passar do tempo, aumentando a área de opacidade encontrada. A região opaca pode invadir áreas importantes dos olhos, causando dificuldade de visão nos animais, apesar de na maioria dos casos as distrofias não causarem problemas na visão.
Problemas associados podem ser inflamações e edemas de córnea e, em casos avançados, podem ocorrer lesões causando dor e desconforto ao animal, que pode ser percebida por espasmos das pálpebras.
-Hereditária
Recomendamos levar o seu pet a um médico veterinário para um diagnóstico preciso