Início >

Doença Inflamatória Intestinal Felina

Tudo sobre:

DOENÇA INFLAMATÓRIA INTESTINAL FELINA

A doença inflamatória intestinal (DII) felina é caracterizada por intensa reação inflamatória que acomete os intestinos delgado e/ ou grosso. Embora muito associada a distúrbios alimentares de sensibilidade, que podem ser importante no início da doença, ainda não há uma causa estabelecida, sendo considerada idiopática. Acredita-se que existam vários outros fatores para o início do desenvolvimento da inflamação como, por exemplo, distúrbios de permeabilidade, doenças infecciosas e parasitárias, mas não se sabe o que perpetua o processo inflamatório prolongado que gera a cronicidade da doença. Acredita-se que o fator determinante seja de origem genética imunomediada, e os distúrbios inflamatórios sejam causados por reação exacerbada a antígenos, os quais podem ser os mais diversos. 

A doença inflamatória intestinal felina não aparenta ter predisposição racial ou de gênero. Pode afetar gatos de quaisquer idades e, compilando estudos, se observa maior acometimento de animais mais velhos, com idade variando dos cinco aos 10 anos ou mais. 

Como afeta os intestinos, os sintomas são relacionados a diarreias persistentes, muitas vezes com muco e sangue, que promovem emagrecimento e que levam a distúrbios de motilidade e à síndrome da má absorção, caso a doença não seja tratada. Outros órgãos como o pâncreas e o fígado podem ser acometidos, pois são intimamente ligados aos intestinos. 

Dúvidas frequentes

Transmissão

-Caráter genético


Manifestações clínicas


Diagnóstico


Tratamento


Prevenção


Referências Bibliográficas


Recomendamos levar o seu pet a um médico veterinário para um diagnóstico preciso

Health Plan Banner