Doença Renal Familiar
Tudo sobre:
Doenças familiares são aquelas que ocorrem com maior frequência em certas raças. Estas podem ser congênitas, quando o animal nasce com a doença, ou podem se desenvolver após o nascimento. As principais patologias renais associadas às raças de cães e gatos são displasia renal, glomerulopatia familial, amiloidose, rins policísticos e Síndrome de Fanconi.
A maioria das doenças renais familiares resulta em doença renal crônica (DRC) quando os animais ainda são jovens (com aproximadamente cinco anos de idade), enquanto outras resultam em defeitos tubulares renais ou anormalidades morfológicas. A gravidade e a progressão variam de acordo com a doença, a maioria é fatal e a terapia se limita ao tratamento médico conservador.
As principais raças de cães envolvidas são Shar pei, Lhasa apso, Shih tzu, Chow Chow, Schnauzer, Golden Retriever, Boxer, Pastor Alemão, Bull Terrier, entre outras e de gatos as raças Persa, Abissínio, Siamês, Ragdoll, Birmanês, Maine Coon e Azul Russo. Esporadicamente, pode ocorrer em raças mistas. Geralmente não há predisposição sexual. A idade varia com a patologia envolvida, mas geralmente se manifesta antes dos dois anos de idade.
Os sinais clínicos apresentados geralmente são os mesmos que na DRC, aumento da ingestão de água, aumento do volume de urina, vômito, diarreia, halitose, ulcerações orais, letargia, perda de peso, entre outros. Assim, doença renal familiar deve ser suspeitada sempre que ocorrer DRC em filhotes e jovens-adultos.
O diagnóstico definitivo é obtido pela biópsia renal, porém esta só deve ser realizada nos casos em que o resultado poderá alterar o tratamento e/ ou o prognóstico.
-Hereditária
-Congênita
Recomendamos levar o seu pet a um médico veterinário para um diagnóstico preciso