Não é considerada emergencial

Afeta cães e gatos

Não transmissível para humanos

Não é contagiosa

Pode exigir exames complementares

Castração não influencia

Tudo sobre:

DOR AGUDA, CRÔNICA E PÓS-OPERATÓRIA

A avaliação da dor em animais é difícil por ser realizada de forma subjetiva, por meio da interpretação do comportamento do animal e das reações a estímulos, diferentemente do que ocorre nos humanos em que há a comunicação verbal entre médico e paciente. Além disso, os animais manifestam alterações em seu comportamento induzidas pela mudança de ambiente, o que prejudica a avaliação da dor quando são levados ao Médico Veterinário, sendo os tutores importantes parceiros na observação da manifestação de dor de seus pets dentro de casa.

O processo doloroso envolve os aspectos sensoriais, emocionais e cognitivos que representam a percepção de dano ou ameaça à integridade. Como resposta a este estímulo, surgem mudanças fisiológicas e comportamentais que visam promover a recuperação dos danos, ou mesmo reduzi-los ou evitá-los.

A dor aguda é caracterizada como decorrente de uma injúria específica e seu tempo de duração está relacionado ao da lesão propriamente dita e, à medida que os tecidos cicatrizam, a sensação dolorosa reduz gradativamente. A duração da dor em animais é de até três meses para ser considerada aguda e, após este período, será tratada como crônica. A dor crônica é aquela que persiste além do período normal de cura, estando associada à não ocorrência total ou parcial do processo cicatricial, remissão ou recorrência de uma afecção, sendo considerada como um estado de doença. A dor pós-operatória, por sua vez, deve se manifestar como um processo doloroso agudo, o qual tende a diminuir à medida em que ocorre a cicatrização tecidual. Caso o animal manifeste dor intensa e incessante após ser submetido a algum procedimento cirúrgico, o médico veterinário deve ser consultado.

Dúvidas frequentes

Transmissão

-Não se aplica


Manifestações clínicas


Diagnóstico


Tratamento


Prevenção


Referências Bibliográficas


Recomendamos levar o seu pet a um médico veterinário para um diagnóstico preciso

Health Plan Banner