Início >

Ectrópio e Entrópio

Tudo sobre:

ECTRÓPIO E ENTRÓPIO

Ectrópio é uma enfermidade ocular em que a pálpebra (geralmente a inferior) se dobra para fora, expondo os tecidos oculares ao meio externo, o que facilita a irritação constante, a infecção por micro-organismos e disfunções na produção lacrimal

O ectrópio pode ser primário ou conformacional, quando o animal nasce com essa alteração, iatrogênico quando é causado por um erro de técnica cirúrgica, ou cicatricial quando o animal sofreu uma lesão na região e com a cicatrização levou a eversão da margem palpebral. O tipo mais comum de ectrópio é aquele determinado por alterações na conformação palpebral. Ocorre mais frequentemente em cães da raça Bloodhound, Fila Brasileiro, Mastim Napolitano, São Bernardo e Cocker Spaniel.

Já o entrópio é a inversão da margem palpebral que entra em contato com a superfície corneana. Também acontece com maior frequência na pálpebra inferior e provoca desconforto nos olhos do paciente que contrai involuntariamente as pálpebras e lacrimejamento constantemente. O entrópio pode predispor a inflamação e úlcera de córnea.

Raças como Shar Pei, Chow Chow e Retrievers apresentam mais frequentemente o entrópio bilateral de pápebras inferior e superior. Já raças como Poodle, Lhasa Apso, Maltês, Shih Tzu e gatos da raça Persa costumam apresentar entrópio de pálpebra inferior no canto interno.

O entrópio espástico é resultado do aumento do tônus ocasionado por um estímulo doloroso, originado pela presença de um corpo estranho, alterações na formação, posição e direção dos cílios, olho seco. Geralmente, ao tratar a causa primária o entrópio também se resolve.

Há ainda um terceiro tipo de entrópio, que é o cicatricial. Ele acontece após um trauma ou doença conjuntival grave nos olhos. A fibrose advinda do processo de cicatrização pode promover a retração da pele perto das pálpebras e facilitar o aparecimento de entrópio.

Dúvidas frequentes

Transmissão

-Não se aplica

Manifestações clínicas


Diagnóstico


Tratamento


Prevenção


Referências Bibliográficas


Recomendamos levar o seu pet a um médico veterinário para um diagnóstico preciso

Health Plan Banner