Enteropatia Imunoproliferativa
Tudo sobre:
A enteropatia imunoproliferativa é uma doença inflamatória intestinal crônica caracterizada pelo espessamento da parede intestinal devido a um processo inflamatório composto principalmente por linfócitos e plasmócitos. A doença envolve também o estômago, que apresenta mucosa gástrica hipertrofiada, além de todo o intestino delgado, cujas lesões mais graves geralmente se situam na região proximal. A doença tem caráter genético, acometendo principalmente cães da raça Basenji onde sugere-se ligação de herança autossômica recessiva. Nessa raça, observam-se também outros sinais sistêmicos da doença como dificuldade respiratória e sinais cardíacos. O aumento de anticorpos IgA, que caracterizam alterações em mucosas, é observado na doença. Edema de membros e ascite podem por vezes serem observados nos animais portadores da doença.
O processo inflamatório promove vômito e diarreia crônica levando à perda de peso e debilidade mesmo que o animal se alimente normalmente. Ocorre tanto em machos quanto em fêmeas de quaisquer idades.
Em gatos, não há relatos da doença. Algo semelhante aos achados clínicos da enteropatia imunoproliferativa ocorre na doença inflamatória intestinal felina.
-Caráter genético
Recomendamos levar o seu pet a um médico veterinário para um diagnóstico preciso