Não é considerada emergencial
Afeta cães e gatos
Não transmissível para humanos
Não é contagiosa
Pode exigir exames complementares
Castração não influencia
Tudo sobre:
Estomatite é o termo genérico usado para nomear qualquer inflamação na mucosa oral. É uma queixa muito comum na clínica veterinária, pois tanto cães como gatos podem apresentar lesões bucais por diferentes causas - seja por lesões traumáticas, por agressões térmicas (líquidos ou alimentos quentes, mordidas em fios elétricos), mecânicas (objetos estranhos) ou químicas (substâncias cáusticas); problemas dentários (periodontite, cálculos dentários, abcessos em raiz dentária); infecções bacterianas, virais (vírus da rinotraqueíte felina, calicivírus felino, vírus da imunodeficiência felina, vírus da leucemia felina) ou fúngicas (candidíase) e neoplasias (carcinoma espinocelular, melanoma maligno, fibrossarcoma).
No entanto, em alguns casos, estabelecer precisamente a causa da estomatite pode ser desafiador, uma vez que ela pode ser secundária a doenças genéticas, imunomediadas (pênfigo, lúpus, granuloma eosinofílico felino), hormonais (diabetes, hiperadrenocorticismo) e algumas síndromes, como a síndrome urêmica por insuficiência renal. Vários agentes diferentes podem provocar manifestações parecidas.
As inflamações na cavidade oral podem ter caráter crônico, ou seja, podem acontecer várias vezes com o mesmo paciente e as lesões podem ser localizadas ou generalizadas. O animal com estomatite tende a ficar com a boca entreaberta, favorecendo ainda o aparecimento de miíase, que é a infestação por larvas de moscas que se alimentam de tecidos orgânicos doentes.
O médico veterinário, durante a consulta, pode solicitar a anestesia ou sedação do paciente, para conseguir examinar melhor a cavidade oral, isso porque muitas vezes devido à dor ou ao próprio temperamento, o animal resiste à abertura da boca, podendo inclusive agredir o clínico com mordidas.
-Não se aplic.
Sinais inespecíficos (isolados ou em conjunto):
-Halitose
-Hiporexia
-Anorexia
-Oligodipsia
-Odinofagia
-Disfagia
-Sialorreia
-Pirexia
-Letargia
-Desidratação
-Emagrecimento
-Agressividade
Associação de sinais clínicos, epidemiologia e exames laboratoriais.
Exames que o médico veterinário pode solicitar:
-Hemograma completo
-Radiografia intra-oral
-Biópsia
-Cultura com Antibiograma - Aeróbios
-Cultura com Antibiograma – Anaeróbios
-Cultura com Antibiograma Combinado (Anaeróbios + Aeróbios)
-Cultura para Fungos com Antifungigrama
Observação: A realização e a definição de necessidade de exames complementares são decisões do Médico Veterinário.
Identificar a causa primária da estomatite, embora seja difícil em determinados casos, é importante para estabelecer um protocolo terapêutico eficiente. No entanto, quando não é possível, o clínico pode instituir o tratamento sintomático e de suporte.
O veterinário pode sugerir a internação do animal, de acordo com a causa e a gravidade do quadro, com o objetivo de repor fluidos e eletrólitos, aplicação de medicação injetável, limpeza da cavidade oral, procedimentos cirúrgicos odontológicos, como por exemplo, a remoção de cálculos dentários (tártaro) e extração de dentes.
Anti-inflamatórios esteroidais, antibióticos, analgésicos, imunoestimulantes e antissépticos orais são classes de medicamentos que podem ser usadas no tratamento da estomatite.
Durante o tratamento, também pode ser indicado a alteração da dieta para líquida ou pastosa, para diminuir o atrito do alimento com as feridas na mucosa, diminuindo a dor ou desconforto e promovendo a recuperação de nutrientes.
Prevenir a estomatite pode parecer uma tarefa árdua, considerando a infinidade de agentes que podem provocá-la direta ou indiretamente. Porém o tutor deve sempre se atentar para alguns cuidados como:
- Não oferecer comida ou líquidos quentes, pois a alta temperatura agride a mucosa e facilita o aparecimento do processo inflamatório.
- Não deixar fios elétricos ao alcance do animal, porque o choque elétrico também causa feridas na mucosa oral.
- Não deixar que o animal brinque com objetos pontiagudos, nem oferecer ossos que facilmente se quebram em partes perfurocortantes.
- Manter produtos químicos e de limpeza fora do alcance dos animais.
- Manter uma alimentação de boa qualidade, de acordo com a faixa etária e as necessidades nutricionais do animal.
- Promover a higiene bucal diariamente, através da escovação e uso de enxaguantes bucais com antissépticos orais específicos para animais.
- Realizar um check-up com o médico veterinário periodicamente
- Procurar atendimento clínico especializado em qualquer alteração de comportamento do animal.
MEDINA, M. R. et al. Complexo Gengivite-Estomatite Felina. In: XXIV Seminário de Iniciação Científica, 2016, Salão do Conhecimento. Anais... Ijuí-RS: Unijuí, 2016
NELSON, R.W.; COUTO, C.G. Medicina interna de pequenos animais. 4. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.
SALVAGNI,É. Eritema multiforme limitado a cavidade oral em um cão. 2015. 24 p. Monografia (Especialização) – Programa de Residência Médico-Veterinária, Área de Concentração de Clínica Médica de Pequenos Animais, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2015.
Recomendamos levar o seu pet a um médico veterinário para um diagnóstico preciso
A Petlove utiliza estatísticas de visitas (cookies) para melhorar sua experiência. Saiba mais em nosso aviso de privacidade .
Selecione sua região
Procedimentos disponíveis para compra**
Informações enviadas com sucesso!
Agora é só aguardar! Vamos entrar em contato dentro de 24h com mais informações sobre o seu cadastro.
Solicitar credenciamento
Documentações Obrigatórias
Para credenciamento com a Petlove Saúde será necessário fornecer a seguinte documentação:
*A solicitação de credenciamento passará por uma análise interna para verificação e um contato ocorrerá em 7 dias úteis para um posicionamento'
Seja afiliado
Sucesso
Requisição efetuada com sucesso!
Quero oferecer este benefício
Agora você irá acessar as informações do seu plano nas Plataformas Petlove.
Fique tranquilo(a), seu plano não mudou, mas agora você e seu pet serão atendidos pelo time Petlove e terão mais vantagens e benefícios. Tudo isso com o muito cuidado, carinho e amor.
Para maiores informações, procure seu corretor ou acesse nossa central de atendimento aqui
Para você que ainda não é cliente, conheça as melhores opções de planos e coberturas do mercado.