Não é considerada emergencial

Afeta cães e gatos

Não transmissível para humanos

Não é contagiosa

Pode exigir exames complementares

Castração não influencia

Tudo sobre:

ESTOMATITE

Estomatite é o termo genérico usado para nomear qualquer inflamação na mucosa oral. É uma queixa muito comum na clínica veterinária, pois tanto cães como gatos podem apresentar lesões bucais por diferentes causas - seja por lesões traumáticas, por agressões térmicas (líquidos ou alimentos quentes, mordidas em fios elétricos), mecânicas (objetos estranhos) ou químicas (substâncias cáusticas); problemas dentários (periodontite, cálculos dentários, abcessos em raiz dentária); infecções bacterianas, virais (vírus da rinotraqueíte felina, calicivírus felino, vírus da imunodeficiência felina, vírus da leucemia felina) ou fúngicas (candidíase) e neoplasias (carcinoma espinocelular, melanoma maligno, fibrossarcoma).

No entanto, em alguns casos, estabelecer precisamente a causa da estomatite pode ser desafiador, uma vez que ela pode ser secundária a doenças genéticas, imunomediadas (pênfigo, lúpus, granuloma eosinofílico felino), hormonais (diabetes, hiperadrenocorticismo) e algumas síndromes, como a síndrome urêmica por insuficiência renal. Vários agentes diferentes podem provocar manifestações parecidas.

As inflamações na cavidade oral podem ter caráter crônico, ou seja, podem acontecer várias vezes com o mesmo paciente e as lesões podem ser localizadas ou generalizadas. O animal com estomatite tende a ficar com a boca entreaberta, favorecendo ainda o aparecimento de miíase, que é a infestação por larvas de moscas que se alimentam de tecidos orgânicos doentes.

O médico veterinário, durante a consulta, pode solicitar a anestesia ou sedação do paciente, para conseguir examinar melhor a cavidade oral, isso porque muitas vezes devido à dor ou ao próprio temperamento, o animal resiste à abertura da boca, podendo inclusive agredir o clínico com mordidas.

Dúvidas frequentes

Transmissão

-Não se aplic.


Manifestações clínicas


Diagnóstico


Tratamento


Prevenção


Referências Bibliográficas


Recomendamos levar o seu pet a um médico veterinário para um diagnóstico preciso

Health Plan Banner