Início >

Gastrite Hemorrágica Aguda

Tudo sobre:

GASTRITE HEMORRÁGICA AGUDA

Gastrite é definida como inflamação do estômago, porém o termo é frequentemente utilizado para descrever alterações clínicas que cursam com vômito ou para quaisquer lesões que sejam visualizadas na mucosa gástrica, como ulcerações por exemplo. O termo mais adequado para a gastrite hemorrágica aguda seria gastropatia hemorrágica aguda, que é mais abrangente e está relacionado às alterações gástricas que promovem hemorragias. Essas hemorragias podem ter início súbito, principalmente quando as erosões e ulcerações gástricas atingem regiões bem vascularizadas (hemorragia aguda), ou podem ter caráter mais crônico, com pequeno fluxo hemorrágico contínuo. Há ainda um tipo de gastroenterite hemorrágica idiopática descrita em que autores associam a causas imunomediadas e que se assemelha a enteropatia por E.coli em humanos, porém a patogênese não é bem esclarecida e pode se tratar de outras gastropatias conhecidas, mas que não foram muito bem identificadas.

Dentre as causas mais comuns para hemorragias gástricas agudas nos animais estão as gastropatias urêmicas causadas pela insuficiência renal, corpos estranhos gástricos que perfuram a parede do estômago e o uso de analgésicos esteroidais e não esteroidais (AINES), além das síndromes paraneoplásicas em casos de mastocitomas e em casos de neoplasias regionais como o gastrinoma.

O estresse também pode causar desbalanço na regulação das secreções gástricas promovendo aumento na secreção ácida e redução dos lubrificantes protetores de mucosa, gerando erosões e ulcerações.

Tanto cães quanto gatos de quaisquer raças, idade e sexo podem apresentar gastropatias hemorrágicas agudas pois as causas são variadas.

Dúvidas frequentes

Transmissão

-Não se aplica


Manifestações clínicas


Diagnóstico


Tratamento


Prevenção


Referências Bibliográficas


Recomendamos levar o seu pet a um médico veterinário para um diagnóstico preciso

Health Plan Banner