Hemofilia B
Tudo sobre:
A hemofilia é uma doença congênita e hereditária que afeta principalmente cães machos e jovens sendo causada por distúrbios nos fatores de coagulação. Os quadros hemorrágicos geralmente ocorrem após pequenos traumas ou até mesmo espontaneamente, sem nenhum estímulo direto. Existem vários fatores de coagulação que desempenham funções distintas na cascata de coagulação, e cada doença está ligada a um fator específico.
A hemofilia é classificada em: hemofilia A ou clássica, que consiste em uma deficiência na função ou produção do fator VIII (oito), e a hemofilia B, também chamada de “Doença de Christmas”, causada por uma deficiência funcional ou absoluta do fator IX (nove), ambos os fatores são proteínas que desempenham grande importância na cascata de coagulação.
A hemofilia B já foi descrita em diversas raças de cães e gatos incluindo os sem raça definida e é clinicamente indistinguível da hemofilia A. O fator IX é um importante participante do mecanismo de coagulação e a deficiência dessa proteína pode levar a uma desordem hemorrágica severa. Essa deficiência é transmitida como um traço recessivo que está ligado ao sexo, porém é um defeito genético muito menos comum. A deficiência deste fator resulta na lenta ativação dos demais fatores, má ativação do plug plaquetário e sua desintegração.
- Hereditária
Recomendamos levar o seu pet a um médico veterinário para um diagnóstico preciso