Hepatozoonose
Tudo sobre:
Hepatozoonose é a doença causada nos cães pelos protozoários Hepatozoon canis e Hepatozoon americanum. No Brasil, estudos apontam que a espécie que acomete os cães é a H. canis. Este protozoário é encontrado nas células de defesa do organismo, além de apresentar predileção por fígado e rins. A infecção pode ser extremamente branda e passar despercebida, sendo detectada muitas vezes acidentalmente em exames de rotina ou em diagnóstico de infecções concomitantes, onde são observados poucos protozoários circulando no organismo.
Quando um grande número de protozoários é encontrado, geralmente o animal apresenta sintomas de emagrecimento muito acentuado pelas lesões causadas nos tecidos, mesmo que não apresentem falta de apetite, e pode ser fatal. Hepatite e pneumonia podem estar associadas nos casos graves.
O Hepatozoon canis infecta o cão através da ingestão de carrapatos infectados com o parasita. O principal vetor desse protozoário é o carrapato marrom dos cães, Rhipicephalus sanguineus, encontrado em diversas partes do mundo, e por esse motivo a hepatozoonose é uma doença amplamente difundida nos continentes.
O diagnóstico é realizado pela visualização do parasita presente no sangue dos cães parasitados. Nos casos em que o número de parasitas encontrado é baixo, o sucesso do tratamento é alto, portanto, é recomendado o tratamento sempre que identificado o parasita circulando no sangue.
- Picada de artrópodes
- Ingestão de artrópode
- Transplacentária (H. canis)
Recomendamos levar o seu pet a um médico veterinário para um diagnóstico preciso