Não é considerada emergencial
Afeta cães e gatos
Não transmissível para humanos
Não é contagiosa
Pode exigir exames complementares
Castração pode influenciar
Tudo sobre:
A hiperplasia prostática benigna é uma afecção prostática caracterizada pelo crescimento excessivo em número e tamanho das células estromais e epiteliais da próstata associada à diminuição na taxa de morte celular programada. É a alteração prostática mais comum em cães, sendo mais frequente em machos inteiros com mais de cinco anos de idade, podendo não causar nenhuma sintomatologia. Sua etiologia ainda não é muito bem esclarecida, acredita-se que seja origem multifatorial de dependência hormonal.
As modificações das taxas relativas de testosterona, di-hidrotestosterona e estrógenos causadas pelo avançar da idade promovem o aumento prostático simétrico. Ela inicia-se como uma hiperplasia glandular e pode evoluir para a formação da hiperplasia cística.
A próstata é a única glândula sexual acessória presente no cão. É simétrica, bilobada com formato ovoide, envolve a uretra pélvica e localiza-se próximo à bexiga e ao reto. Sua principal função é a produção do fluido prostático, que serve como meio de transporte e suporte dos espermatozoides durante a ejaculação. Nos cães, o tamanho da próstata pode variar de acordo com a idade, com o porte físico e com a raça.
Geralmente é um achado subclínico no acompanhamento de rotina de cães idosos, porém pode provocar alguns sinais clínicos. Essa enfermidade pode facilitar o aparecimento de outros distúrbios prostáticos, entre eles a prostatite.
Cães da raça American Staffordshire Terrier, Pastor Alemão e Dobermann já foram descritos como os de maior predisposição para o desenvolvimento nesta doença, porém alguns estudos dizem que não há predileção por raça.
-Não se aplica
Sinais inespecíficos (isolados ou em conjunto):
- Tenesmo
- Hematúria
- Hemospermia
- Corrimento prepucial
- Emagrecimento
- Incontinência urinária
- Obstipação
- Anorexia
Associação de sinais clínicos, epidemiologia e exames laboratoriais.
Exames que o médico veterinário pode solicitar:
- Radiografia abdominal
- Ultrassonografia abdominal
- Tomografia computadorizada
- Biópsia
- Citologia – PAAF ou Imprint
- Histopatológico com Coloração de Rotina
- Histopatológico com coloração Especial
- Cultura com Antibiograma Combinado (Anaeróbios + Aeróbios)
Observação: A realização e a definição de necessidade de exames complementares são decisões do(a) Médico(a) Veterinário(a).
Não é necessário o tratamento de casos assintomáticos, porém em animais com sinais clínicos, o tratamento de escolha é a castração. A involução prostática normalmente acontece em algumas semanas e se completa em até 12 semanas após a remoção cirúrgica da fonte de andrógenos. Cães reprodutores podem ser tratados com fármacos anti-androgênicos, mas a resposta não é tão eficiente quando comparada à castração, uma vez que os resultados são temporários e o paciente pode apresentar recidivas.
Neste caso, a melhor prevenção é a castração preventiva. No decorrer da vida clínica do animal, o(a) tutor(a) deve ser orientado sobre os benefícios da castração preventiva e a possibilidade de desenvolvimento de neoplasias, principalmente quando o paciente se encaixar nos fatores de risco: macho, não castrado e com idade avançada.
Em machos, a partir dos quatro meses de idade, o procedimento já pode ser realizado e traz inúmeros benefícios ao animal e ao(à) tutor(a), porque reduz significantemente as chances de desenvolver doenças reprodutivas, como problemas na próstata e neoplasias em testículos.
A castração quando filhote diminui e até elimina os comportamentos indesejados, pois minimiza a frustração sexual e a necessidade de sair em busca de fêmeas no cio, evitando as fugas e atropelamentos. Os animais sentem menor necessidade de marcar seu território com urina e podem ficar mais dóceis, o que facilita a interação com outros animais e diminui os riscos de brigas e agressões.
Um mito muito propagado que impede os(as) tutores(as) de realizarem a castração preventiva em seus animais é a crença na necessidade da cruza para plena satisfação e felicidade do cão ou gato. No entanto, essa ideia é completamente equivocada, pois a saúde mental e física dos animais não depende do contato sexual. Ou seja, exceto para animais cuja finalidade seja a reprodução (canis e criadores de raças registrados), a castração é a melhor opção.
Além disso, o(a) tutor(a) deve sempre estar atento a quaisquer mudanças comportamentais e físicas do seu animal e levá-lo para check up semestral ou anualmente de acordo com a orientação veterinária.
GULARTE, F. C. S. et al. Hiperplasia Prostática Benigna em Cães: uma revisão. Rev. Bras. Reprod. Anim., Belo Horizonte, v.42, n.2, p.43-51, abr./jun. 2018.
JOHNSON, C. A. Distúrbios do sistema reprodutivo. In: NELSON, R.W.; COUTO, C.G. Medicina interna de pequenos animais. 4. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.
SILVA, J. K. M.; AQUINO-CORTEZ, A. Hiperplasia prostática benigna em cães. Ciência Animal, 28(2): 84-96, 2018.
Recomendamos levar o seu pet a um médico veterinário para um diagnóstico preciso
A Petlove utiliza estatísticas de visitas (cookies) para melhorar sua experiência. Saiba mais em nosso aviso de privacidade .
Selecione sua região
Procedimentos disponíveis para compra**
Informações enviadas com sucesso!
Agora é só aguardar! Vamos entrar em contato dentro de 24h com mais informações sobre o seu cadastro.
Solicitar credenciamento
Documentações Obrigatórias
Para credenciamento com a Petlove Saúde será necessário fornecer a seguinte documentação:
*A solicitação de credenciamento passará por uma análise interna para verificação e um contato ocorrerá em 7 dias úteis para um posicionamento'
Seja afiliado
Sucesso
Requisição efetuada com sucesso!
Quero oferecer este benefício
Agora você irá acessar as informações do seu plano nas Plataformas Petlove.
Fique tranquilo(a), seu plano não mudou, mas agora você e seu pet serão atendidos pelo time Petlove e terão mais vantagens e benefícios. Tudo isso com o muito cuidado, carinho e amor.
Para maiores informações, procure seu corretor ou acesse nossa central de atendimento aqui
Para você que ainda não é cliente, conheça as melhores opções de planos e coberturas do mercado.