Início >

Hipoadrenocorticismo

Tudo sobre:

HIPOADRENOCORTICISMO

O hipoadrenocorticismo, também denominado síndrome de Addison, é uma doença endócrina não contagiosa caracterizada pela deficiência na produção de mineralocorticóides e/ ou glicocorticóides, ambos produzidos pelas glândulas adrenais, que localizam-se próximas aos rins. Essa endocrinopatia é incomum em cães, rara em gatos e tem duas apresentações, podendo ser primária ou secundária. As raças mais acometidas em cães são Poodle Standard, Rottweiler e West Highland White Terrier. O hipoadrenocorticismo acomete mais comumente cadelas jovens até meia idade, com intervalo de dois meses a 12 anos, podendo ocorrer em cães machos e de idades variáveis.

Em gatos, não parece existir predisposição racial ou sexual, porém, a doença ocorre mais comumente em gatos jovens e de meia-idade (média de seis anos). Além disso, existe uma forma parcial da doença, na qual o animal apresenta sinais clínicos apenas em momentos de estresse (ex: viagens).

A forma primária é comumente idiopática, ocorrendo atrofia de todas as camadas do córtex da adrenal. Porém, neoplasias (ex: linfoma), doença granulomatosa, infarto hemorrágico, trombos arteriais ou medicamento (ex: mitotano e trilostano) podem ser responsáveis pelo desenvolvimento da doença. Na síndrome de Addison primária, os sinais clínicos são secundários à deficiência de aldosterona e cortisol. 

O hipoadrenocorticismo secundário ocorre em casos de disfunção hipofisária que resulta em deficiência de ACTH, hormônio adrenocorticotrófico. Essa disfunção pode ser resultante de lesões destrutivas na hipófise/ hipotálamo, bem como de administração prolongada de glicocorticóides ou perda idiopática da função hipofisária. O resultado é, na maioria das vezes, deficiência de glicocorticóides, sem alterações na produção de mineralocorticóides. 

Quando o hipoadrenocorticismo é diagnosticado em cães e gatos, geralmente já não há nenhuma função das glândulas adrenais. 

Dúvidas frequentes

Transmissão

-Não se aplica


Manifestações clínicas


Diagnóstico


Tratamento


Prevenção


Referências Bibliográficas


Recomendamos levar o seu pet a um médico veterinário para um diagnóstico preciso

Health Plan Banner