Infecção por Staphylococcus sp.
Tudo sobre:
Staphylococcus sp. é um grupo de bactérias que afeta diversas espécies animais, dentre elas o homem, sendo colonizadoras naturais das mucosas e da pele. Apesar de ser mais comum que sua manifestação patológica ocorra de forma superficial na pele, como piodermatites, este grupo de microrganismos pode ser responsável por problemas reprodutivos, ósseos, distúrbios renais, septicemia, entre outros. Além disso, raramente manifestam seu potencial patogênico de forma primária, sendo consideradas bactérias oportunistas que provocam sinais clínicos quando o animal apresenta-se previamente debilitado por outro fator.
Existem diferentes espécies de Staphylococcus sp., que apresentam variações de prevalência de acordo com a espécie animal dos hospedeiros. Basicamente, são divididas em dois grupos: coagulase positiva e coagulase negativa. No primeiro, encontram-se as espécies S. pseudintermedius, S. aureus e S. schleiferi, com alto poder de infecção e maior prevalência como infecções secundárias. No segundo grupo estão as espécies responsáveis por infecções mais brandas, sendo elas a S. epidermidis, S. xylosus, S. sciuri, S. felis, dentre outras.
A forma de manifestação da Staphylococcus sp. depende de diversos fatores de interação, como potencial de virulência, capacidade de adesão tecidual e produção de enzimas e toxinas, prevalência no hospedeiro, imunidade do hospedeiro e capacidade de resistência a antibióticos.
A espécie S. aureus é a mais conhecida e merece maior atenção, devido a fatores importantes. Os gatos são considerados portadores subclínicos e, ao entrar em contato com animais ou humanos imunossuprimidos, podem transmitir a bactéria e desencadear uma infecção. Além disso, esta mesma espécie de bactéria é responsável por casos de infecção alimentar grave, uma vez que é capaz de produzir uma toxina termorresistente que permite sua permanência mesmo em alimentos contaminados submetidos ao calor de cozimento.
- Aerossóis
- Água contaminada
- Alimentos contaminados
- Feridas
- Fômites
- Fezes
- Contato direto
- Saliva
- Urina
Recomendamos levar o seu pet a um médico veterinário para um diagnóstico preciso