Não é considerada emergencial
Afeta somente cães
Não transmissível para humanos
Não é contagiosa
Pode exigir exames complementares
Castração não influencia
Tudo sobre:
O intertrigo é uma infecção de pele superficial em cães que apresentam dobras de pele avantajadas. Também é conhecida como piodermite de pregas cutâneas ou dermatite de pregas cutâneas. Sua ocorrência está relacionada com a herança genética de conformação da pele de pets, predominando em regiões como face, lábios, cauda e genitais. Embora possa ocorrer em cães de qualquer raça ou idade que apresentam dobras de pele, algumas raças específicas apresentam maior quantidade destas dobras como Chow Chow, Shar Pei, Pug, Cocker Spaniel, Boston Terrier, Basset Hound, Buldogue Inglês, Buldogue Francês, Boxer e outros cães braquicefálicos (ou seja, de focinho curto). Os agentes microscópicos que estão envolvidos com maior frequência nestas infecções são bactérias e fungos.
Dobras profundas de pele podem fazer com que estas regiões entrem em atrito com a própria pele, fazendo com que haja irritação e maceração da superfície, predispondo a infecção. As dobras criam um ambiente úmido, escuro e aquecido com pouca circulação de ar levando à retenção de secreções da pele e células de descamação, que são utilizadas por bactérias e fungos para se reproduzirem, causando assim inflamação.
A obesidade é um fator complicador desta doença, pois o acúmulo de gordura em determinadas regiões como dorso, patas, cauda e genital pode determinar uma maior gravidade e recorrência da dermatite nestas regiões. A infecção causa incômodo ao pet, então é comum que estes apresentem lambedura, mordedura e atrito frequente nas áreas que conseguem alcançar.
A dermatite em região de face geralmente não é dolorosa, mas pode haver vermelhidão e cheiro forte, podendo ser concomitantes à ceratite traumática e úlceras de córnea.
Na região de lábios, pode haver um odor forte devido ao acúmulo da saliva nas dobras de pele, que também podem formar úlceras e vermelhidão, sendo agravadas caso o pet também apresente cálculo dentário e gengivite.
Nas regiões de cauda, principalmente quando estas se apresentam em formato saca-rolhas ou espiral, como nos cães da raça Pug, a pele pode se apresentar irritada, avermelhada e malcheirosa.
No corpo, pode ser observado seborreia e coceira de leve a moderada. Na região genital de fêmeas, podem ser observadas áreas com vermelhidão, associadas a odor forte e lambedura excessiva pelo pet – o que pode resultar em uma infecção urinária.
Além disso, a dermatite pode ocorrer em regiões como axilas e entre os dedos de patas dianteiras e traseiras. A pele das regiões acometidas geralmente tem aspecto avermelhado e úmido, no entanto, lesões mais antigas e persistentes podem adquirir uma coloração enegrecida.
Outros diagnósticos que podem ser confundidos ou mesmo se apresentar em conjunto com esta doença nos pets e que podem ser investigados pelo(a) Médico(a) Veterinário(a) incluem: piodermite superficial, malasseziose, demodicose, dermatofitose, assaduras por infecções de urina primária, cistite, vaginite ou incontinência urinária.
- Não se aplica
- Eritema
- Odor fétido
- Prurido
- Dor
- Seborreia
- Cistite
- Vaginite
- Halitose
- Liquenificação
- Edemaciação
- Citologia
- Imprint
- Raspado de pele
- Urinálise simples
Observação: A realização e a definição de necessidade de exames complementares são decisões do(a) Médico(a) Veterinário(a).
O tratamento do intertrigo é complexo e deve integrar, além do controle de crises, medidas que devem perdurar na vida do pet para evitar recorrência de dermatites.
Cães obesos devem iniciar dietas e exercícios sob orientação profissional para atingir um peso saudável. Lenços umedecidos para bebês, sem álcool ou manipulados devem ser utilizados a cada 12 a 72 horas nas regiões de acúmulo de saliva e líquidos nas dobras cutâneas. Também podem ser recomendados shampoos contendo agentes antibacterianos e antifúngicos para banhos. A aplicação de cremes, pomadas e sprays antibióticos pode auxiliar o tratamento inicial da doença. A duração do tratamento tópico geralmente varia de 10 a 14 dias.
Além disso, todas as doenças secundárias ao intertrigo como úlceras de córnea, doenças dentárias, gengivite e infecções urinárias devem ser tratadas para diminuir a chance de recorrência do quadro. Os pets costumam ter boa resposta ao tratamento, no entanto, ao depender da conformação de suas dobras de pele o(a) Médico(a) Veterinário(a) responsável pode indicar a correção cirúrgica para evitar recorrência do quadro.
O intertrigo geralmente depende da anatomia das raças predispostas e seus mestiços, portanto ao adquirir um pet com tendência a desenvolver esta doença, é importante conversar com o criador a respeito da ocorrência deste problema de pele em seus animais e a possibilidade do filhote adquirir essa herança.
Manter o pet com uma boa saúde oral, nutrição e escore corporal adequados e com exames de rotina em dia para controlar infecções secundárias também contribui para a diminuição da ocorrência do quadro.
Em casos recorrentes, nos quais não seja possível realizar a cirurgia para correção das dobras de pele, é benéfico realizar limpeza e secagem periódicas das regiões mais frequentemente atingidas pela infecção.
BIRCHARD, Stephen J.; SHERDING, Robert G. Saunders Manual of Small Animal Practice-E-Book. Elsevier Health Sciences, 2005.
GROSS, T. L. et al. Skin diseases of the dog and cat: clinical and histopathologic diagnosis. John Wiley & Sons, 2008.
HNILICA, Keith A.; PATTERSON, Small Animal Dermatology-E-Book: A Color Atlas and Therapeutic Guide. Elsevier Health Sciences, p. 77, 2016.
RHODES, Karen Helton. Dermatologia de pequenos animais: consulta em 5 minutos. Revinter, 2005.
Recomendamos levar o seu pet a um médico veterinário para um diagnóstico preciso
A Petlove utiliza estatísticas de visitas (cookies) para melhorar sua experiência. Saiba mais em nosso aviso de privacidade .
Selecione sua região
Procedimentos disponíveis para compra**
Informações enviadas com sucesso!
Agora é só aguardar! Vamos entrar em contato dentro de 24h com mais informações sobre o seu cadastro.
Solicitar credenciamento
Documentações Obrigatórias
Para credenciamento com a Petlove Saúde será necessário fornecer a seguinte documentação:
*A solicitação de credenciamento passará por uma análise interna para verificação e um contato ocorrerá em 7 dias úteis para um posicionamento'
Seja afiliado
Sucesso
Requisição efetuada com sucesso!
Quero oferecer este benefício
Agora você irá acessar as informações do seu plano nas Plataformas Petlove.
Fique tranquilo(a), seu plano não mudou, mas agora você e seu pet serão atendidos pelo time Petlove e terão mais vantagens e benefícios. Tudo isso com o muito cuidado, carinho e amor.
Para maiores informações, procure seu corretor ou acesse nossa central de atendimento aqui
Para você que ainda não é cliente, conheça as melhores opções de planos e coberturas do mercado.