Miotonia Congênita
Tudo sobre:
A miotonia é uma doença da musculatura que provoca a contração de diversos músculos por períodos prolongados, ou uma demora no relaxamento do músculo após uma contração para realizar um movimento qualquer.
A miotonia pode ser adquirida ao longo da vida do animal ou o filhote pode já nascer com ela, como herança genética dos pais, nesse caso chamamos de Miotonia Congênita ou Miotonia Hereditária. Na miotonia congênita, apesar de os genes estarem presentes já quando o animal nasce, os primeiro sintomas ficam evidentes quando os filhotes começam a andar.
A miotonia congênita é observada em cães das raças Chow Chow e Schnauzer Miniatura, porém já foi descrita também em gatos. Os animais acometidos apresentam a musculatura rígida e em geral um aumento no volume muscular, causado pelas contrações frequentes. Os músculos da face, língua e ombros aparecem muitas vezes aumentados de volume e a língua pode ficar parcialmente para fora da boca, pelo aumento do tamanho.
O andar como de coelho pode ser observado nos animais com a doença, pois a contração muscular provoca um andar com aspecto rígido ou endurecido e os cães podem apresentar um enrijecimento tão grande nas pernas que o animal pode cair e permanecer longos períodos deitado com os membros totalmente endurecidos.
-Hereditária
Recomendamos levar o seu pet a um médico veterinário para um diagnóstico preciso