Início >

Narcolepsia e Cataplexia

Tudo sobre:

NARCOLEPSIA E CATAPLEXIA

Narcolepsia e cataplexia são alterações do sistema nervoso, descritas apenas em cães. A narcolepsia ocorre quando um animal sofre de sonolência diurna excessiva, falta de energia, ou breves perdas de consciência, como se dormisse e acordasse “do nada”. Os episódios são breves e desaparecem sozinhos. A cataplexia é uma paralisia muscular súbita, mas não ocorre perda de consciência, ou seja, o animal permanece alerta e acompanha com os olhos o ambiente durante todo o episódio, que normalmente é espontâneo, breve e reversível, assim como na narcolepsia.

A causa destes distúrbios pode ser idiopática (sem causa definida), autoimune (quando o sistema imunológico do animal ataca o próprio organismo), consequência de tumores intracranianos, distúrbios de eletrólitos ou infecções. 

Fora dos momentos em que ocorrem os episódios, o paciente apresenta respostas fisiológicas normais, não sendo possível fazer um diagnóstico sem visualizar o momento em que ocorre a narcolepsia/ cataplexia. Não são alterações fatais, mas requerem atenção e conscientização dos(as) tutores(as). Episódios de animação e emoção estão correlacionados ao aparecimento do problema, quando o animal come, brinca, faz atividades físicas etc. A saída do episódio pode ser dar de forma espontânea, mas “acordar” o animal pode ajudar, pelo toque ou algum barulho.

As raças de cães mais predispostas são Labrador Retriever, PoodlesDachshund e Dobermann Pinscher. A forma idiopática, normalmente hereditária, já se manifesta nos animais ainda quando filhotes. 

Dúvidas frequentes

Transmissão

- Hereditária


Manifestações clínicas


Diagnóstico


Tratamento


Prevenção


Referências Bibliográficas


Recomendamos levar o seu pet a um médico veterinário para um diagnóstico preciso

Health Plan Banner