Neoplasia em Intestino Grosso
Tudo sobre:
As afecções mais frequentes do trato gastrointestinal de cães e gatos incluem obstruções, problemas inflamatórios e infecciosos, parasitários e neoplásicos. Destes últimos, a maioria se manifesta de forma maligna e são pouco frequentes, acometendo principalmente animais adultos a senis e responsáveis por altos índices de morbidade e mortalidade.
Uma vez que as neoplasias manifestam-se de maneira diferente, muitas vezes elas não são rapidamente diagnosticadas. A variação nos sinais clínicos apresentados pelo animal e, muitas vezes, a forma tardia de manifestação, fazem com que diversos diagnósticos diferenciais sejam propostos. As neoplasias podem estar em estágio avançado de desenvolvimento e haver a presença de metástases antes que o tutor do animal perceba alterações, comprometendo o sucesso do tratamento e, consequentemente, do prognóstico.
Dentre as neoplasias do trato gastrointestinal dos animais, 40% a 60% se desenvolvem no intestino grosso, principalmente no cólon e no reto. As principais são o pólipo adenomatoso e o carcinoma. Em cães, observa-se que algumas raças de médio a grande porte são mais susceptíveis aos tumores colorretais, como Collies, Terriers e Pastor Alemão.
-Não se aplica
Recomendamos levar o seu pet a um médico veterinário para um diagnóstico preciso