Neoplasia em Traqueia e Laringe
Tudo sobre:
Os tumores em laringe são incomuns em cães e gatos. Dentre eles, encontram-se os oncocitomas, que surgem a partir de células epiteliais denominadas oncócitos, encontradas em pequenos números em vários órgãos, como a laringe, tireóide, glândula pituitária e traqueia. Os oncocitomas têm sido descritos em cães jovens e observa-se uma sobrevida longa dos pacientes, sem metástases, após a ressecção (retirada) cirúrgica.
Tumores traqueais são ainda menos comuns que massas na laringe, e tanto tumores benignos quanto malignos têm sido relatados. Os principais tumores traqueais descritos em cães são os condromas, osteocondromas e condrossarcomas. Os osteocondromas traqueais podem ocorrer em cães com menos de dois ano de idade e, provavelmente, refletem uma disfunção da osteogênese e são considerados benignos. Em gatos, existe relato de carcinoma de células escamosas na traqueia, adenocarcinoma e linfossarcoma.
Os carcinomas metastáticos de tireóide, linfomas e rabdomiossarcomas de faringe também podem acometer a laringe e a traqueia. A incidência de metástases de tumores em traqueia e laringe em cães e gatos é desconhecida.
Tanto as neoplasias em laringe quanto em traqueia podem causar obstrução luminal por ocupar espaço ou comprimir o lúmen externamente. Conforme o lúmen diminui, os sinais de angústia respiratória tornam-se mais aparentes.
Essas neoplasias acometem animais de meia idade a idosos, com a idade média de 12 anos para os gatos e 10 anos para os cães, com exceção dos osteocondromas que geralmente ocorrem antes dos dois anos de idade.
-Não se aplica
Recomendamos levar o seu pet a um médico veterinário para um diagnóstico preciso