Neoplasia Mamária em Cadelas
Tudo sobre:
Neoplasias mamárias são as mais frequentes em cadelas que cães machos.São menos comuns em gatos, mas representam cerca de um terço das neoplasias em felinos. Aproximadamente 35 a 50% dos tumores mamários caninos e 90% dos tumores mamários felinos são malignos.
Os tumores mamários malignos se espalham através dos vasos linfáticos e sanguíneos para os linfonodos regionais (gânglios) e para os pulmões. Outros órgãos de metástase menos comum incluem glândula adrenal, rins, coração, fígado, ossos, cérebro e pele.
Não se sabe ao certo a origem das neoplasias de glândula mamária, porém a grande maioria são hormônio-dependentes. Existe uma estimativa que animais inteiros (não-castrados) têm 7 vezes mais probabilidade de desenvolver tumores mamários que animais castrados.
As raças mais acometidas são Poodle, Boston Terriers, Fox Terriers, Dachshund, Samoieda e raças esportivas como Pointers, Retrievers e Spaniels. Quase todos os tumores mamários felinos ocorrem em fêmeas inteiras. A maioria dos tumores mamários ocorre na meia-idade ou em animais mais velhos, sendo raro acometer cães jovens. A incidência de tumor mamário aumenta consideravelmente após os seis anos de idade. Os cães mais jovens são mais propensos de ter tumores benignos do que os cães mais velhos.
Os tumores mamários podem ter tamanhos variados de 2 a 3 mm a 8 cm, sendo os tumores malignos, no geral, maiores do que os tumores benignos. As mamas mais acometida são as mamas inguinais, pois apresentam maior quantidade de tecido mamário, porém podem ser encontradas múltiplas massas em uma ou nas duas cadeias mamárias.
A maioria das massas é móvel, porém em alguns casos pode estar fixada ao músculo.
-Não se aplica
Recomendamos levar o seu pet a um médico veterinário para um diagnóstico preciso