Neoplasias gástricas
Tudo sobre:
As neoplasias gástricas (tumores no estômago) são consideradas pouco frequentes em cães e gatos, e a literatura a respeito é escassa.
Em cães, correspondem a menos de 1% de todas as neoplasias relatadas nestes animais, sendo que em torno de 69% das neoplasias gástricas nesta espécie são malignas. O tipo mais comum que os acomete é o adenocarcinoma (tumor maligno, câncer, cuja forma assemelha-se a uma glândula), seguido pelo leiomioma e leiomiossarcoma (cânceres originados de músculos lisos), linfomas (cânceres do sistema linfático), mastocitomas (neoplasias originadas em mastócitos), plasmocitomas extramedulares (neoplasias de plasmócitos fora da medula óssea) e fibrossarcomas (tumores malignos originados no tecido conjuntivo).
Cães machos de grande porte e idosos (idade média entre oito e 10 anos) e as raças Collie, Pastor Belga, Chow-chow, Bull Terrier e Staffordshire Terrier possuem maior risco de desenvolverem esta neoplasia. Já foram observados cães com dois anos de vida portadores de neoplasias gástricas. A causa primária das neoplasias gástricas em cães ainda é desconhecida.
Em gatos, estas neoplasias são pouco descritas, contudo o linfoma é relatado como o de maior ocorrência quando esta espécie apresenta neoplasia gástrica. Os linfomas são tumores malignos que acometem os linfonodos e outros órgãos e, em felinos, podem ocorrer em animais com vírus da leucemia felina (FeLV) e da imunodeficiência felina (FIV). O linfoma alimentar origina-se no estômago e segmentos do intestino e pode ser um tipo de neoplasia do trato gastrintestinal de gatos.
Helicobacter pylori é uma bactéria reconhecidamente envolvida no desenvolvimento de neoplasias gástricas em seres humanos. A associação entre esta bactéria e processos neoplásicos em cães e gatos ainda não foi comprovada, porém mais estudos devem ser realizados para melhor definir o papel de H. pylori no desenvolvimento de neoplasias gástricas nessas espécies.
- Não se aplica
Recomendamos levar o seu pet a um médico veterinário para um diagnóstico preciso