Não é considerada emergencial

Afeta cães e gatos

Não transmissível para humanos

Não é contagiosa

Pode exigir exames complementares

Castração não influencia

Tudo sobre:

NEOSPOROSE

Neosporose é uma doença infecciosa causada por protozoários da espécie Neospora caninum. Esses microrganismos foram por muito tempo confundidos com outro parasita, o Toxoplasma gondii, mas hoje sabe se tratar de espécies diferentes de agentes. Neospora caninum é um parasita de grande importância na produção de bovinos, pois causa graves problemas reprodutivos, levando a altas taxas de aborto e mortalidade fetal. Esses protozoários também podem causar problemas neurológicos, abortos e mortalidade de cães recém-nascidos, inflamações musculares (miosites) e inflamações em sistema nervoso de cães e gatos. A gravidade do curso clínico pode estar relacionada com quadros de imunossupressão causados por outras doenças. A infecção com aparecimento de sinais clínicos também é observada em ovinos, caprinos, veados e já foi relatada em rinoceronte e cavalo.

O cão é hospedeiro intermediário e definitivo de N. caninum e a contaminação ocorre quando o animal ingere restos de produtos de parto ou outros tecidos de bovinos (ou outros animais) contaminados com a forma infectante, chamada de bradizoíto, que se encontra em forma de cisto nos tecidos infectados. O ciclo se completa no trato intestinal dos cães com a liberação de oocistos nas fezes e contaminação de pastagens. Devido a essa patogenia, animais de ambientes rurais são mais suscetíveis à doença. Em uma pesquisa realizada no Estado de São Paulo, foi observado que cães errantes tiveram mais resultados positivos no exame sorológico quando comparados a animais domiciliados.

A neosporose pode acometer animais de quaisquer raças, sexo ou idade, porém em animais jovens e filhotes a taxa de mortalidade pode ser alta. O parasito pode formar cistos em diversos tecidos de cães e gatos contaminados, porém a musculatura esquelética, cardíaca e o encéfalo são os achados de necrópsia mais frequentes em animais com neosporose, então os sinais clínicos geralmente estão associados à infecção desses órgãos.

Dúvidas frequentes

Transmissão

-Ingestão de restos placentários ou outros tecidos contaminados de bovinos, ovinos, caprinos e outros herbívoros.


Manifestações clínicas


Diagnóstico


Tratamento


Prevenção


Referências Bibliográficas


Recomendamos levar o seu pet a um médico veterinário para um diagnóstico preciso

Health Plan Banner