Obesidade
Tudo sobre:
Obesidade é uma síndrome clínica caracterizada pelo excesso de acúmulo de gordura corporal. É considerada a forma mais comum de má nutrição na clínica de pequenos animais. Sua importância se dá pelo seu papel na patogênese de uma variedade de doenças e na possibilidade de exacerbar doenças pré-existentes e diminuir o tempo de vida do indivíduo.
Entre as doenças, destacam-se: diabetes mellitus, artrite, lipidose hepática, doença do trato urinário inferior em felinos, incontinência urinária em cadelas castradas, constipação, dermatites, problemas cardiovasculares, respiratórios e aumento de risco anestésico e cirúrgico. Já foi demonstrado que gatos obesos de meia idade têm maior risco de morte em comparação a gatos magros de meia idade. Outro estudo observou que cães que se mantiveram magros durante sua vida apresentaram uma sobrevida de dois anos a mais do que cães da mesma ninhada com sobrepeso.
O paciente desenvolve a obesidade basicamente quando ingere uma quantidade de energia maior do que gasta. Vários fatores sociais e ambientais podem contribuir para essa situação como: diminuição do exercício diário pelo confinamento residencial; excessiva alimentação do animal – o(a) tutor(a) acredita que o aumento de apetite é sinal de boa saúde, utilizando o alimento como paliativo e entretenimento para compensar o animal pelo tempo deixado sozinho, satisfazendo todos os pedidos de alimento por gostar do ato de pedir do animal, fornecendo a mesma quantidade de alimento todos os dias, independentemente do tipo de dieta e mudanças na demanda energética, e deixando a alimentação à vontade o dia todo.
Outra característica relevante é que responsáveis obesos têm maior probabilidade de ter animais obesos. A vida sedentária do tutor(a) pode contribuir para a falta de exercícios do animal e o consumo de comida altamente calórica, rica em gorduras e carboidratos. Além disso, é comum que tutores(a) obesos(a) não reconheçam que a obesidade é um problema para o seu animal.
A obesidade não tem predileção por sexo, raça ou faixa etária. O paciente obeso pode manifestar diferentes sinais clínicos derivados das doenças correlacionadas com a obesidade, porém pode também apresentar-se assintomático (aparentemente sem sinais clínicos).
-Não se aplica
Recomendamos levar o seu pet a um médico veterinário para um diagnóstico preciso