Obstrução Gastrointestinal
Tudo sobre:
A obstrução gastrointestinal caracteriza-se pelo bloqueio parcial ou completo da passagem de conteúdo digestivo (alimentos ou água) pelo lúmen (cavidade) do sistema digestório (esôfago, estômago, intestino delgado e intestino grosso). Ela pode acontecer nas diferentes partes do trato gastrointestinal, mas geralmente se dá nas porções mais estreitas. Dependendo do caso e do estado geral do paciente, as obstruções gastrointestinais devem ser consideradas uma emergência médica, pois quanto mais tempo a obstrução permanece, maiores as chances de problemas decorrentes, seja pneumonia por aspiração, necrose tecidual ou rompimento/ perfuração do órgão.
As causas são variadas: tumores, corpos estranhos, bezoares, infestações parasitárias, infecções bacterianas acompanhadas de processos inflamatórios severos, má-formação congênita e intussuscepção.
Os corpos estranhos são os maiores responsáveis pela casuística de obstrução intestinal. São objetos ingeridos pelos animais que não são digeridos ou eliminados naturalmente (brinquedos, pedaços de plásticos, linhas, fios, arames, pedras, ossos ou fragmentos ósseos e outros).
Os tumores são originados pelo crescimento anormal das células do órgão em questão e dependendo do tamanho pode causar bloqueio na passagem.
Bezoares são conjuntos de substâncias estranhas, orgânicas ou não (frutas, vegetais, pelos, cabelo, comprimidos), que se acumulam no trato gastrointestinal e impedem o fluxo de conteúdo.
Quanto às infestações parasitárias, comumente se diz respeito a vermes intestinais que, em grande quantidade, se amontoam e se alojam em qualquer parte estreita do intestino.
Alguns microorganismos também provocam a formação de massas no lúmen intestinal que semelhante aos tumores também bloqueiam a passagem do conteúdo gástrico.
E a intussuscepção é a invaginação de uma porção do aparelho gastrointestinal sobre o lúmen da porção adjacente, podendo ser única, múltipla ou composta.
As obstruções gastrointestinais provocam distúrbios no equilíbrio dos fluidos corporais e na concentração de eletrólitos pela hipersecreção e sequestro de líquidos para dentro do trato gastrointestinal, além do vômito constante e ingestão inadequada de água e nutrientes.
A obstrução gastrointestinal é uma doença muito comum na clínica de pequenos animais e pode provocar a morte do pet em poucos dias caso não haja atendimento e diagnóstico precoces. Pode acometer tanto cães quanto gatos, de qualquer idade, independentemente do sexo ou da raça.
- Não se aplica
Recomendamos levar o seu pet a um médico veterinário para um diagnóstico preciso