Início >

Parvovirose Canina (PVC)

Tudo sobre:

PARVOVIROSE CANINA (PVC)

A Parvovirose é uma infecção viral altamente contagiosa que provoca doença sistêmica com efeitos principalmente gastrintestinais e imunológicos em cães jovens de seis a 16 semanas. O vírus procura atingir rapidamente células com alta taxa de mitose, como as intestinais e da medula óssea, podendo acometer também o miocárdio.

A viremia (presença do vírus na circulação sanguínea) ocorre do 3° ao 5° dia pós-infecção e precede os sinais clínicos, e após o 4° dia de infecção o vírus pode ser detectado nas células do epitélio intestinal. Acomete cães de qualquer raça, porém as raças Rottweiler, American Pit Bull Terrier, Labrador Retriever, Doberman Pinscher e Pastor Alemão parecem ser mais predispostos que as demais, apresentando uma infecção mais grave, podendo até ser infectados na fase adulta. Os gatos também podem ser acometidos e apresentam sinais clínicos semelhantes aos observados em cães, mas é raro.

A doença pode resultar em intussuscepção, coagulação intravascular diseminada, choque endotóxico, sepse e morte do animal. 

Dúvidas frequentes

Transmissão

-Fezes 

-Fômites

-Ambiente contaminado


Manifestações clínicas


Diagnóstico


Tratamento


Prevenção


Referências Bibliográficas


Recomendamos levar o seu pet a um médico veterinário para um diagnóstico preciso

Health Plan Banner