Não é considerada emergencial
Afeta cães e gatos
Não transmissível para humanos
Não é contagiosa
Pode exigir exames complementares
Castração não influencia
Tudo sobre:
A ruptura do ligamento cruzado cranial (LCC) é uma lesão de rompimento completo ou parcial deste ligamento ou ainda o desligamento do mesmo do seu ponto de origem ou ponto de inserção.
Este ligamento é responsável por limitar a hiperextensão do joelho, impedir o avanço cranial (“para frente”) da tíbia em relação ao fêmur e evitar a rotação medial (para dentro) da tíbia em relação ao fêmur.
A ruptura pode ocorrer de forma traumática, como por exemplo, quando o animal é atropelado ou quando ele sobrecarrega o membro com o peso corporal associado a movimento rápido resultando em instabilidade na região central do ligamento. Pode também ser resultado de um processo degenerativo ao longo dos anos. Ou ainda aparecer associadas as doenças articulares inflamatórias.
Cães de ambos os sexos, qualquer idade ou raça podem ser acometidos, entretanto a prevalência em cães jovens é maior. Animais de grande porte ou gigantes são mais afetados por serem animais com crescimento rápido e comum sobrecarga do LCC. As raças Rottweiler, Bull Mastiff, Chow Chow e Dogue Alemão estão particularmente em risco. Em gatos a ruptura é rara, mas pode acontecer em animais obesos
Em média 50% dos animais que apresentam a ruptura do ligamento cruzado cranial rompem o ligamento do membro oposto em torno de 1 ano após a lesão primária.
- Claudicação aguda em membros posteriores
- Animal pode não apoiar o membro do chão
- Relutância em se movimentar
- Dificuldade para levantar
- Dificuldade para sentar
- Piora da claudicação após exercícios ou após período de sono
- Apreensão durante a avaliação da articulação do joelho
- Atrofia dos músculos da coxa
- Crepitação durante extensão e flexão do joelho
- Dor
Observação: A realização e a definição de necessidade de exames complementares são decisões do(a) Médico(a) Veterinário(a).
O tratamento pode ser conservador ou cirúrgico.
O conservador é mais tolerado em pacientes com menos de 10 kg e raramente tem boa resposta em cães mais pesados. Geralmente nestes pacientes há diminuição do quadro de claudicação, porém eles não retornam à atividade anterior à lesão sem evidências de claudicação recidivante.
O clínico poderá recomendar que seja feita a estabilização cirúrgica para pacientes de qualquer tamanho, para que uma função ideal seja assegurada.
Para o controle da dor deve ser usado analgésicos e anti-inflamatórios sistêmicos e o animal deve permanecer de repouso até o procedimento.
O tratamento cirúrgico tem como objetivo a reconstrução da contenção passiva da articulação do joelho.
A taxa de sucesso está próxima de 90%, independente da técnica utilizada.
Algumas formas de prevenir a ocorrência de ruptura do ligamento cruzado cranial são, principalmente, evitar que o pet sofra algum tipo de traumatismo, controlar alimentação a fim de evitar sobrepeso e evitar exercício em pisos lisos.
BACH, M. Estudo retrospectivo de cães portadores de ruptura do ligamento cruzado cranial: 32 casos. Ciências Agrárias, Londrina, v.36, n3, p. 1409-1418, 2015.
IAMAGUTIi, P. Ruptura de ligamento cruzado em cães. Estudo retrospectivo da reconstituição com fáscia lata. Ciênc. Rural. Vol 28, n4. Santa Maria/ oct./ dec. 1998.
FOSSUM, T; W.. Cirurgia de pequenos animais. 4° edição, p.1323-1345, 2014.
OLIVEIRA, R.R. Radiografia e Ultrassonografia no diagnóstico da ruptura do ligamento cruzado cranial em cães. Pesq. Vet. Bras. 29(8): 661-665, agosto 2009.
Recomendamos levar o seu pet a um médico veterinário para um diagnóstico preciso
A Petlove utiliza estatísticas de visitas (cookies) para melhorar sua experiência. Saiba mais em nosso aviso de privacidade .
Selecione sua região
Procedimentos disponíveis para compra**
Informações enviadas com sucesso!
Agora é só aguardar! Vamos entrar em contato dentro de 24h com mais informações sobre o seu cadastro.
Solicitar credenciamento
Documentações Obrigatórias
Para credenciamento com a Petlove Saúde será necessário fornecer a seguinte documentação:
*A solicitação de credenciamento passará por uma análise interna para verificação e um contato ocorrerá em 7 dias úteis para um posicionamento'
Seja afiliado
Sucesso
Requisição efetuada com sucesso!
Quero oferecer este benefício
Agora você irá acessar as informações do seu plano nas Plataformas Petlove.
Fique tranquilo(a), seu plano não mudou, mas agora você e seu pet serão atendidos pelo time Petlove e terão mais vantagens e benefícios. Tudo isso com o muito cuidado, carinho e amor.
Para maiores informações, procure seu corretor ou acesse nossa central de atendimento aqui
Para você que ainda não é cliente, conheça as melhores opções de planos e coberturas do mercado.