Síndrome do Tremor Idiopático
Tudo sobre:
A síndrome do tremor idiopático é uma doença neurológica que acomete cães jovens de qualquer sexo, definida como tremores e movimentos oscilatórios restritos a uma parte do corpo, principalmente na cabeça, ou generalizados em membros e outras partes do corpo. Estes tremores são movimentos repetitivos, rítmicos e involuntários, que tendem a não cessar mesmo tentando-se comunicar com o pet.
A doença também é conhecida como Síndrome do Tremor do Cão Branco, pois inicialmente foi descrita em cães brancos das raças West Highland White Terrier, Poodle e Maltês, no entanto sabe-se hoje que pode ocorrer em cães de qualquer pelagem. A maioria dos cães acometidos têm menos de cinco anos de idade e pesam menos que 15 kg.
O termo “idiopático” se refere a algo que surge de forma espontânea e não bem conhecida - dessa maneira, o mecanismo da doença ainda não é completamente entendido, porém acredita-se que seja transmitida por herança genética e possa estar relacionada com uma inflamação do sistema nervoso provocada pelo próprio sistema imune ou alteração na produção de substâncias importantes para a condução de estímulos nervosos.
É de grande importância descartar outras causas de tremores e convulsões focais para fechar o diagnóstico desta síndrome, tais como: intoxicações por medicamentos ou substâncias tóxicas, uso de medicamentos, hipoglicemia, hipocalcemia, lesões de crânio, epilepsia idiopática e encefalites infecciosas. Isso pode ser feito principalmente pelo histórico ao consultar um profissional Médico Veterinário, bem como a constatação de não haver alterações compatíveis com outras doenças em exames complementares.
Ainda não é bem estabelecido se a doença pode ocorrer nos gatos. Alguns relatos de caso correlacionam tremores sem outra causa aparente nos gatos com a doença e tratamento feitos nos cães, porém ainda há controvérsias se trata-se da mesma doença.
- Hereditária
Recomendamos levar o seu pet a um médico veterinário para um diagnóstico preciso