Início >

Surdez condutiva adquirida

Tudo sobre:

SURDEZ CONDUTIVA ADQUIRIDA

Assim como os humanos, os animais de companhia também podem apresentar surdez e perdas de audição. A surdez pode ser unilateral ou bilateral, e a perda auditiva ser parcial (hipoacusia) ou total (anacusia). A origem da perda de audição pode ser central, por lesão das vias e do centro auditivo, por lesão coclear e ou do nervo auditivo, sendo denominada surdez de percepção ou sensorial, ou pode ter origem em lesões nos condutos auditivos (surdez condutiva), responsáveis por levar os estímulos de som à região coclear. Algumas perdas de audição têm origem congênita, porém a surdez pode ser adquirida seja por lesão central ou por lesões nos condutos auditivos e membrana timpânica.

A surdez condutiva adquirida pode ser causada por otites, tampões ceruminosos, por neoplasias nos tímpanos e orelha externa e média, por estenose do conduto secundária a lesões ou por traumas na região que promovam obstrução da passagem do som. 

Como possui origem variada, a surdez condutiva adquirida pode afetar cães, gatos, roedores, coelhos e outras espécies de animais em qualquer idade, de quaisquer raças e gênero.

Quando a surdez adquirida é unilateral, muitas vezes não se observam alterações comportamentais no animal que levem ao diagnóstico. Na surdez condutiva bilateral, o animal não responde a estímulos como comandos ou chamados, muitas vezes parecendo estar alheio ao ambiente e se assusta quando tocado. 

Dúvidas frequentes

Transmissão

-Não se aplica


Manifestações clínicas


Diagnóstico


Tratamento


Prevenção


Referências Bibliográficas


Recomendamos levar o seu pet a um médico veterinário para um diagnóstico preciso

Health Plan Banner