Início Doenças

Torção Esplênica

Tudo sobre:

TORÇÃO ESPLÊNICA

O baço é um órgão linfóide localizado no quadrante esquerdo da cavidade abdominal que apresenta como uma de suas funções a defesa do organismo. A torção do baço ou torção esplênica ocorre mais frequentemente em associação à dilatação-volvo gástrica, sendo a torção esplênica isolada rara. Não se sabe ao certo a causa, porém há possibilidade de anomalias congênitas ou rompimento de ligamentos que fixam os órgãos no abdômen. Cães de grande porte são mais frequentemente relatados, possivelmente pelo tamanho da cavidade abdominal e a consequente maior movimentação dos órgãos. Não apresenta predileção quanto a idade ou raça.

Pode apresentar-se de maneira aguda ou crônica. Sendo a forma crônica de difícil diagnóstico, uma vez que os sinais clínicos aparecem de maneira intermitente e pouco específicos.

Quando há o fechamento total ou parcial do suprimento sanguíneo do baço, chama-se infarto esplênico. Neste quadro há a isquemia do parênquima e necrose do órgão. Acontece geralmente associado a outras enfermidades como: doenças hepáticas, renais, cardiovasculares e hormonais.

A demora na busca do atendimento e o diagnóstico correto pode resultar em necrose esplênica, sepse, peritonite e coagulação intravascular disseminada, prejudicando gravemente a saúde do paciente.

Dúvidas frequentes

Transmissão

-Não se aplica

Manifestações clínicas


Diagnóstico


Tratamento


Prevenção


Referências Bibliográficas


Recomendamos levar o seu pet a um médico veterinário para um diagnóstico preciso

Imagem de uma veterinária sorrindo enquanto cuida de um cachorro. Ao lado, há um texto com a pergunta ‘Já pensou em dar um plano de saúde ao seu melhor amigo?’ e um botão roxo com a frase ‘EU QUERO’.