Não é considerada emergencial

Afeta cães e gatos

Não transmissível para humanos

Não é contagiosa

Pode exigir exames complementares

Castração não influencia

Tudo sobre:

UROLITÍASE POR ESTRUVITA

As urolitíases são a presença de cálculos (“pedras”) no sistema urinário, principalmente na bexiga e uretra. A formação destes cálculos pode ocorrer por diversos fatores como infecções urinárias crônicas e alterações no pH e densidade da urina (principalmente baixa densidade, ou seja, menor presença de água). A composição da urina é diretamente influenciada por fatores ambientais, como alimentação e hidratação, ou seja, ingestão de alimentos inadequados (gatos que comem ração para cães, alimentos derivados do leite, etc) e de água pode auxiliar na formação de cristais, que com o tempo formarão os cálculos. É uma afecção comum em cães e em gatos. Sua forma obstrutiva, ou seja, quando há um bloqueio do fluxo de urina no trato urinário, é mais comum nos machos, pois possuem uma uretra mais estreita. Alguns estudos também apontam para a influência genética na formação dos cálculos, principalmente em algumas raças de cães como o Dálmata.

Como os cálculos são estruturas mineralizadas, diversos fatores vão influenciar na sua composição, com diferentes modos de formação e crescimento a partir de uma matriz. A estruvita é um mineral que se forma em urina alcalina (pH alto) e com presença de magnésio e fosfato. Um outro fator importante no desenvolvimento deste cálculo é a infecção por bactérias que transformam a ureia em amônia, favorecendo sua formação no trato urinário. 

Este tipo de cálculo se forma majoritariamente em cadelas e gatas e é mais comum na espécie canina, sendo o segundo tipo mais diagnosticado em pequenos animais. Nas fêmeas, uma característica comum é formação das urolitíases predominantemente na bexiga, podendo alcançar tamanhos grandes e sem gerar sinais clínicos evidentes por um período. Normalmente os pacientes são atendidos com histórico de infecção urinária recorrente. 

Dúvidas frequentes

Transmissão

- Não se aplica


Manifestações clínicas


Diagnóstico


Tratamento


Prevenção


Referências Bibliográficas


Recomendamos levar o seu pet a um médico veterinário para um diagnóstico preciso

Health Plan Banner