Acidente ofídico - picada de jararaca
Tudo sobre:
As serpentes peçonhentas são aquelas que possuem glândulas especializadas secretoras de peçonha (substância tóxica), a qual é inoculada através de dentes com aparato inoculador (canal para passagem da toxina).
Os principais acidentes ofídicos no Brasil com pequenos animais e seres humanos são divididos em quatro grupos: acidente crotálico (serpentes do gênero Crotalus- cascavel), acidente botrópico (gêneros Bothrops e Bothrocophias - jararaca, jararacuçu, urutu, caiçaca, comboia), acidente laquético (gênero Lachesis - surucucu-pico-de-jaca) e acidente elapídico (gêneros Micrurus e Leptomicrurus - coral-verdadeira).
Na clínica de pequenos animais, acidentes com serpentes do gênero Bothrops (ex.: Jararaca) são comuns. A espécie Bothrops jararaca (jararaca) possui final da cauda lisa, dentição solenóglifa (par de presas inoculadoras de peçonha retráteis), fosseta loreal (orifício entre os olhos e as narinas - sensor de calor) e são extremamente agressivas.
Seu veneno tem ação proteolítica (necrose tecidual no local da picada), coagulante/ anticoagulante (formação de coágulo instável que dissolve rapidamente, havendo diminuição dos fatores de coagulação e plaquetas - sangue torna-se incoagulável), vasculotóxica (lesão do endotélio vascular - hemorragia) e nefrotóxica (insuficiência renal aguda).
A grande incidência de casos de picadas por jararaca é devido à grande variabilidade do seu habitat (margens de rio, periferias de cidades, locais com grande presença de roedores, entre outros).
Pode acometer qualquer raça, idade e gênero.
-Não se aplica
Recomendamos levar o seu pet a um médico veterinário para um diagnóstico preciso