Aminoacidúria
Tudo sobre:
Aminoacidúria é uma condição em que há uma quantidade excessiva de aminoácidos na urina. Aminoácidos são moléculas orgânicas compostas por grupos amino e carboxila, precursores de todas as proteínas orgânicas. Eles têm funções estruturais e metabólicas fundamentais para a manutenção e equilíbrio do organismo.
Em um organismo saudável, os rins filtram os aminoácidos presentes na circulação e os túbulos renais os reabsorvem, devolvendo-os para o organismo. Cerca de 95% dos aminoácidos filtrados são reabsorvidos pelos túbulos e 5% eliminados na urina. Quando há um desequilíbrio no metabolismo dos aminoácidos ou nos túbulos renais, essa quantia aumenta significativamente.
Classificam-se dois tipos de aminoacidúria:
-Primária: onde há uma anomalia genética que produz uma enzima defeituosa que prejudica o metabolismo dos aminoácidos;
-Secundária: quando há defeitos no transporte e na reabsorção dos aminoácidos (alterações nos túbulos renais, por exemplo).
Podem ser de origem hereditária ou surgirem após alguns distúrbios do organismo. Em humanos já foi relacionada ao hiperparatireoidismo, mieloma múltiplo, osteomalácia, raquitismo e hepatite viral. Em animais foi descrita associada com a Síndrome de Fanconi e como resultado de lesões tubulares graves, associada a acidose tubular renal, insuficiência renal aguda e insuficiência renal crônica.
Existem poucos relatos em literatura nacional sobre essa condição em pequenos animais, talvez pela dificuldade no fechamento do diagnóstico, devido aos resultados dos exames associados às manifestações clínicas serem pouco específicos.
- Hereditária (alguns casos)
Recomendamos levar o seu pet a um médico veterinário para um diagnóstico preciso