Atrofia da Íris
Tudo sobre:
A íris corresponde à estrutura do globo ocular representada pela coloração dos olhos. Protegida pela córnea, esta estrutura é responsável pelo controle da entrada de luz para posterior formação da imagem no cérebro por meio de contração (midríase - dilatação da pupila) e relaxamento (miose - diminuição da pupila).
A atrofia da íris, também conhecida por atrofia iriana, caracteriza-se pela degeneração progressiva do estroma iriano, resultando em seu afinamento e até mesmo em surgimento de falhas em sua estrutura. Pode se apresentar de forma uni ou bilateral, difusa ou setorial. Na primeira, há comprometimento de toda a estrutura da íris e está relacionada ao quadro de uveíte. Na segunda, sua manifestação ocorre de forma focal associada a glaucoma, traumas ou cirurgias.
Tal afecção é frequentemente observada em animais senis e se manifesta predominantemente nos cães, em relação aos gatos.
Sua etiologia está relacionada à degeneração ou obstrução da vascularização do globo ocular e da própria íris, além de patologias como uveíte, glaucoma, traumas, entre outras.
- Não se aplica
Recomendamos levar o seu pet a um médico veterinário para um diagnóstico preciso