Início >

Cálculo Dentário

Tudo sobre:

CÁLCULO DENTÁRIO

O cálculo dentário, também conhecido popularmente como “tártaro”, é uma consequência do acúmulo de restos de alimentos, principalmente carboidratos (açúcares), nos dentes de cães e gatos, associados principalmente à falta de escovação ou limpeza adequada da boca.

Este acúmulo leva à formação da placa bacteriana, uma fina camada de microrganismos que se fixa na superfície dos dentes, apresentando um aspecto amarelado e pegajoso que pode estar presente em toda a boca, mas principalmente nos locais onde os restos de alimentos costumam se acumular com frequência, como a parte do dente mais próxima da raiz ou nos dentes mais ao fundo da boca. Quando a placa não é removida, os minerais presentes na saliva vão se acumulando e calcificando a placa bacteriana, formando assim o cálculo dentário. Conforme o desenvolvimento do cálculo aumenta, ele pode se infiltrar no espaço entre a gengiva e a raiz dos dentes, apresentando geralmente uma coloração mais escurecida nesses casos.

Quando o “tártaro” é associado a uma quantidade significativa de bactérias vivas, pode ocasionar a doença periodontal que acaba atingindo a maior parte dos cães adultos e idosos. Inicialmente a presença do cálculo dentário não é algo grave, porém com o passar do tempo, o aumento do cálculo pode provocar a perda dos dentes pelo comprometimento da raiz. A falta de tratamento adequado leva ao acúmulo de bactérias que ficam protegidas pela estrutura do cálculo, ficando assim mais resistentes a tratamentos antibióticos. Essas bactérias podem ainda atingir a circulação sanguínea e migrar para outros locais do organismo, ocasionando sérios problemas cardíacos, ou ainda nos rins e fígado.

Dúvidas frequentes

Transmissão

-Não se aplica


Manifestações clínicas


Diagnóstico


Tratamento


Prevenção


Referências Bibliográficas


Recomendamos levar o seu pet a um médico veterinário para um diagnóstico preciso

Health Plan Banner