Início >

Cálculo Prostático

Tudo sobre:

CÁLCULO PROSTÁTICO

A próstata é uma glândula que, sob ação de hormônios, promove a secreção de conteúdo essencial para a reprodução dos machos e está localizada próxima à bexiga. Os machos podem ser acometidos por diversos problemas neste órgão, tais como: abscesso prostático, hiperplasia prostática benigna, cálculos e tumores. Normalmente, os animais acometidos são idosos e que já apresentaram a hiperplasia da glândula anteriormente, sendo essa a primeira alteração e, quando notada, já deve ser tratada por meio da castração para evitar a evolução para alterações mais graves.

Existem diversos órgãos em que os cálculos (“pedras)” podem se formar, assim como há uma enorme variação na composição dessas estruturas mineralizadas. A primeira alteração da próstata (mais comum), conforme mencionado, é a hiperplasia benigna e, como o órgão apresenta-se alterado, pode ocorrer a formação de cálculos, que podem ser endógenos (ou seja, surgem a partir de elementos da própria glândula) ou exógenos (a partir da precipitação de substâncias presentes na urina).

No cálculo exógeno, a sua composição varia de acordo com a acidez da urina e é considerado extremamente raro. Já no endógeno, também incomum, ocorre precipitação de elementos da secreção prostática e está frequentemente associado à viscosidade elevada da secreção produzida pela glândula. Ambos os casos são diagnosticados apenas em cães de meia idade e idosos, os quais podem ser totalmente assintomáticos.

O aumento de volume prostático (prostatomegalia) pode refletir em outros órgãos se o cálculo for muito grande, como no cólon (intestino grosso), podendo gerar constipação. A presença do cálculo pode levar a uma obstrução parcial ou total e pode haver evolução para infecção, gerando sinais sistêmicos mais graves e até infecção generalizada.

A maioria dos animais acometidos são cães acima de oito anos de idade e não castrados e os sinais clínicos são frequentemente confundidos com problemas do sistema urinário, embora a grande maioria dos cálculos prostáticos sejam “silenciosos” e apenas achados em exames de rotina.

Dúvidas frequentes

Transmissão

-Não se aplica


Manifestações clínicas


Diagnóstico


Tratamento


Prevenção


Referências Bibliográficas


Recomendamos levar o seu pet a um médico veterinário para um diagnóstico preciso

Health Plan Banner