Início >

Candidíase

Tudo sobre:

CANDIDÍASE

A candidíase é causada por um fungo do gênero Candida, composto por leveduras que podem estar presentes no animal, mas sem causar doença. Nos cães e gatos, é incomum a presença deste fungo em animais saudáveis, porém, uma queda na imunidade permite que o microrganismo se reproduza em excesso, causando lesão. 

Uso de corticoides, diabetes, lesões de pele, aplicação de medicamentos e passagem de sonda sem higienização correta podem predispor ao aparecimento da doença, que afeta predominantemente os ouvidos, embora possa causar lesões na pele, unhas e raramente no trato urinário e digestivo. 

Como a doença é comum apenas em animais imunodeprimidos, é preciso correlacionar o seu aparecimento com outro problema para que o(a) paciente seja tratado de forma adequada. O fungo tem preferência por umidade e é preciso ter atenção com áreas do corpo permanentemente úmidas, principalmente o ouvido. A principal lesão causada pela Candida é uma dermatite com lesões ulceradas e com produção de otites (infecção no ouvido) com elevada produção de secreção.

Terapias inadequadas podem tornar o fungo resistente aos tratamentos disponíveis, por isso, é imprescindível uma avaliação profissional criteriosa e disciplina no tratamento a longo prazo.

O fungo pode ser transmitido pelo contato direto com aves (animais com elevada presença do microrganismo na sua flora normal), humanos e outros cães e gatos infectados ou pela aplicação de medicamentos/sondas com materiais contaminados.

Dúvidas frequentes

Transmissão

- Contato direto (com aves)

- Fômites
Observação: A transmissão do microrganismo pode ocorrer, mas animais saudáveis tendem a combater facilmente a infecção pela Candida.


Manifestações clínicas


Diagnóstico


Tratamento


Prevenção


Referências Bibliográficas


Recomendamos levar o seu pet a um médico veterinário para um diagnóstico preciso

Health Plan Banner