Capilaríase
Tudo sobre:
A capilaríase, também conhecida como capilariose, é a doença causada por alguns vermes nematóides (vermes de formato cilíndrico) da família Capillariidae. No Brasil, a ocorrência de casos de capilaríase em cães e gatos é rara, mas em outros países, como Alemanha, pode se encontrar uma taxa de até 6% de gatos infectados.
A Capillaria hepatica, verme responsável por causar a capilariose hepática, aloja-se no fígado de seus hospedeiros, local onde deposita seus ovos. Esse nematódeo é encontrado no Brasil em ratos domésticos e roedores silvestres, além de ocasionalmente acometer cães, gatos e o homem. A presença dos vermes no fígado dos animais causa sintomas gastrintestinais como vômitos, fezes com odor desagradável e amareladas, apatia e dor abdominal. A infecção ocorre pela ingestão dos ovos presentes no fígado de animais infectados, tanto pela alimentação com animais de caça, ou na ocorrência de predação natural de pequenos roedores pelos animais domésticos.
As espécies Capillaria plica e a Capillaria feliscati são encontradas em órgãos do sistema urinário, como bexiga e rins dos carnívoros, podendo afetar o trato urinário de gatos domésticos. Apenas a Capillaria plica pode causar a doença em cães, porém os sintomas e desenvolvimento da doença ocorrem da mesma forma para os dois parasitas. O diagnóstico da infecção por essas espécies de capillaria é realizado pela visualização dos ovos do parasita no exame de sedimentação de urina e sua transmissão ocorre pela ingestão dos alimentos e água contaminados com o ovos eliminados na urina.
Os sintomas incluem dor ao urinar, falta de controle da urina e infecções recorrentes no sistema urinário, porém a maioria dos gatos não apresenta sinais clínicos da presença do parasita no organismo.
- Alimento contaminado
- Água contaminada
- Urina
- Fezes
- Ingestāo de carcaças de roedores
Recomendamos levar o seu pet a um médico veterinário para um diagnóstico preciso