Ceratoconjuntivite Seca
Tudo sobre:
A ceratoconjuntivite seca é uma disfunção ocular que se caracteriza por uma deficiência na lágrima, tanto quantitativa quanto qualitativa, por evaporação excessiva, resultando em ressecamento da córnea e da conjuntiva, além de desconforto ocular.
A afecção é menos frequente em gatos e comum em cães, principalmente das raças Cocker Spaniel, Pequinês, Shih Tzu, Lhasa Apso, Schnauzer, Yorkshire e Pug. Alguns estudos sugerem que as fêmeas são mais acometidas que os machos, mas são necessários mais estudos que comprovem esta teoria.
Sua exata etiologia é desconhecida sendo considerada como de origem idiopática, apesar de alguns fatores estarem relacionados à sua ocorrência, como anomalias congênitas, traumas, processos autoimunes, intoxicações, entre outros. A ceratoconjuntivite seca também apresenta relação com alguns distúrbios metabólicos como o hipotireoidismo, a Diabetes mellitus e a Síndrome de Cushing.
Em gatos, a doença frequentemente se manifesta em animais infectados por herpesvírus.
A manifestação clínica da ceratoconjuntivite seca, bem como a recuperação do animal, dependem de sua extensão uni ou bilateral, severidade, tempo de evolução e se sua apresentação é primária ou crônica e recorrente.
- Não se aplica
Recomendamos levar o seu pet a um médico veterinário para um diagnóstico preciso