Cistos Subaracnóides
Tudo sobre:
O cisto subaracnóide, também denominado cisto aracnóide, cisto leptomeníngeo ou cisto meníngeo, é uma enfermidade rara tanto em humanos como em animais e consiste no acúmulo de Líquido Cefalorraquidiano (LCR) ou líquor entre as meninges (membranas responsáveis por envolver o Sistema Nervoso Central), mais especificamente no espaço subaracnóide, delimitado pelas membranas aracnóide e a pia-mater.
As causas dessa doença ainda não são bem esclarecidas, mas há relatos de casos congênitos e adquiridos, sendo estes secundários a trauma, fratura, cirurgias descompressivas de disco intervertebral e ainda associados à espinha bífida, discoespondilite e espondilomielopatia cervical.
O cisto pode ocorrer ao redor do encéfalo (menos comum) ou da medula espinhal, localizando-se ventral ou dorsalmente, sendo mais frequentemente nas regiões cervical e torácica.
Os casos em animais vem aumentando ao longo dos anos, mas acredita-se que seja pelo avanço de novas técnicas de diagnóstico. Aparentemente não há predisposição por raça, sexo ou idade, no entanto, em cães há casos reportados em cães da raça Rottweiler. Os cistos podem apresentar formato bilobulado, múltiplos ou isolados. A progressão, intensidade e localização dos sinais variam conforme o tempo e o local da afecção.
Em muitos casos, pode ser assintomático e o diagnóstico é um achado acidental em exames de imagem ou no exame post mortem.
Os cistos subaracnóides devem ser levados em consideração como diagnóstico diferencial em quadros com sinais neurológicos de doença medular compressiva lombar, com paralisia dos membros.
-Não se aplica
Recomendamos levar o seu pet a um médico veterinário para um diagnóstico preciso