Início >

Citauxzoonose

Tudo sobre:

CITAUXZOONOSE

A citauxzoonose é uma doença parasitária causada por protozoários da espécie Cytauxzoon felis e é transmitida por carrapatos. A doença tem altas taxas de mortalidade (pode chegar a 90%), mas há relatos de gatos que passaram pela fase aguda e obtiveram cura espontânea sem realização de tratamento. Felinos selvagens podem ser reservatórios naturais do Cytauxzoon porém todos os felídeos são suscetíveis à infecção, sem distinção de sexo ou raça. A doença nunca foi relatada em cães.

O parasito causador da citauxzoonose possui ciclo de vida complexo e, dependendo da fase deste, pode promover consequências clínicas diversas.

Depois que o carrapato inocula o Cytauxzoon felis no hospedeiro, este parasito se multiplica em algumas células de defesa (mononucleares). Essas células podem formar agregados (trombos) e obstruir vasos sanguíneos e levando à morte do animal. Uma nova fase de parasitismo ocorre também nos glóbulos vermelhos do sangue onde aparecem como piroplasmas. Se o gato sobrevive a essa fase sem tratamento, pode permanecer infectado por meses, anos ou até pela vida toda.

Geralmente o gato desenvolve a doença clínica aproximadamente duas semanas após a picada do carrapato.

Dúvidas frequentes

Transmissão

-Picada de carrapatos


Manifestações clínicas


Diagnóstico


Tratamento


Prevenção


Referências Bibliográficas


Recomendamos levar o seu pet a um médico veterinário para um diagnóstico preciso

Health Plan Banner